Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Servidores da Agittec viajam a Belo Horizonte para cumprir agenda relacionada à inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia



Os servidores Lauren Lorenzoni (coordenadora de transferência de tecnologia e propriedade intelectual), Daniel Arenhardt (chefe do núcleo de prospecção e valoração) e Lovaina Ribeiro (chefe do núcleo de apoio a projetos) estiveram em Belo Horizonte nos dias 26 e 27 de novembro para debater e compartilhar práticas relacionadas à inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. 

A comitiva da Agência participou, nesta segunda-feira (26/09), de agendas na capital mineira, para discutir e compartilhar práticas relacionadas à inovação, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Além disso, aproveitaram a viagem para conhecer ambientes de inovação da capital mineira.

O primeiro compromisso do dia ocorreu na Universidade Federal de Minas Gerais, especificamente na Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da Instituição. A reunião teve por objetivo a troca de experiências de ambas as equipes e a discussão das melhores práticas na condução de demandas relacionadas à proteção de tecnologias e sua transferência à sociedade. Temas como Política de Inovação, prospecção de parcerias, metodologias de valoração de ativos, abandono de ativos e cessão de tecnologias estiveram como pautas da reunião. Atualmente, a CTIT conta com 42 colaboradores e tem se destacado no cenário nacional nas áreas de proteção e transferência de tecnologia. Seu portfólio conta com mais de 1.500 tecnologias protegidas e mais de 150 licenciamentos realizados.

Servidores da Agittec com a Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT)

O segundo compromisso ocorreu no início da tarde, juntamente com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP). Os servidores da AGITTEC tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com vários departamentos vinculados à Fundação, como setor de Compras, setor de Importações, Rota2030 e Gestão de Projetos. Demandas específicas levadas pelos servidores da Agência (relacionadas a projetos da Instituição) foram abordadas e discutidas com a equipe da FUNDEP. Além disso, uma breve apresentação do setor de Prospecção de Parcerias e setor de Inovação e Empreendedorismo foi realizada pela Fundação, momento em que foi possível trocar experiências sobre as práticas adotadas por ambas Instituições. A agenda encerrou-se com uma rápida reunião com o diretor da Fundação, o professor Walmir Matos Caminha.

Servidores da Agittec na Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (FUNDEP)

Na sequência, os servidores da AGITTEC foram conhecer o hub de inovação “Órbi Conecta”. O ambiente, projetado e construído por startups da comunidade San Pedro Valley e pelas empresas MRV, Localiza e Banco  Inter, foi idealizado para impulsionar o mercado de tecnologia, bem como conectar o ecossistema de inovação a grandes corporações do mercado. O espaço conta com estações de trabalho compartilhadas, salas de reuniões, auditórios e ambientes que estimulam a interação. Os servidores da Agittec tiveram a oportunidade de conversar com a responsável pelo ambiente e de entender como ocorre o gerenciamento do espaço.

E por último, a comitiva da AGITTEC foi conhecer o P7 Criativo, que é o 1° hub de inovação e economia criativa do Brasil. Lá foram recebidos pela Márcia de Azevedo, e pela Graziela Nazareth responsável pelo setor de negócios e eventos. O P7 está instalado na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, o edifício foi projetado por Oscar Niemeyer em 1953, revitalizado com investimentos de R $56,2 milhões. Os 25 andares do edifício contarão com 10 andares para empresas âncoras, incubadoras, aceleradoras. 4 andares de coworking, 2 andares para a escola de tecnologia da França, além de museu, biblioteca digital, auditório, laboratório de design e restaurante. Um espaço como esse facilitará a criação de um ecossistema colaborativo estimulando o surgimento de ideias e favorecendo as interações profissionais, promovendo com certeza grandes transformações para a sociedade como um todo.

Servidores da Agittec no P7 Criativo em Belo Horizonte

No segundo dia de viagem, os servidores da AGITTEC foram recebidos no parque tecnológico BH.Tec, pela gestora de projetos de sustentabilidade, Camila de Oliveira. O parque agora é uma incubadora tecnológica e foi desenvolvido para somar com o ecossistema já estruturado em BH na linha de sustentabilidade, promovendo conexões abertas com as empresas. O parque possui um Hub de inovação multifuncional o qual contempla programas de aceleração e incubação, assessoramento empresarial; soft landing para instalação de empresas nacionais e internacionais o qual conta hoje com 26 empresas residentes; consultoria em transferência de tecnologia; coworking; espaços para cocriação, demonstração de projetos e rodadas de negócios.

Servidores da Agittec no Parque Tecnológico BH.Tec

O grupo da AGITTEC também aproveitou a manhã para conhecer o Escalab, um centro de escalonamento de tecnologias e modelagem de negócios, idealizado a partir de uma parceria entre a UFMG, INCT Midas e o CIT SENAI. O laboratório possui uma metodologia robusta para mapear os problemas de processos, produtos e rejeitos das indústrias e propor soluções tecnológicas. Conta com uma equipe completa de negociação com empresas, com criação de equipe para cada empresa com execução rápida de projetos.

Na parte da tarde o encontro ocorreu com a Fundação Ezequiel Dias (FUNED). No intuito de estreitar relações com a Instituição, os servidores da Agittec se reuniram com a equipe do Núcleo de Inovação e Proteção ao Conhecimento, vinculado à Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento. O objetivo do encontro foi discutir detalhes para formalização de um Acordo de Cooperação Técnica entre Agittec e FUNED,  bem como entender as demandas da Fundação e seu estágio de desenvolvimento como Núcleo de Inovação Tecnológica. Temas como valoração de ativos e minutas de contrato estiveram na pauta. Também ficou programada uma visita de representantes da FUNED à UFSM no início de novembro, momento em que se planeja a assinatura da parceria.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-399-4526

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes