Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Secretária do SICT-RS realiza visita à UFSM para conhecer ambientes de inovação da universidade

A Secretária adjunta da Secretaria  Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (SICT-RS), Simone Stülp cumpre, nesta semana, uma agenda de visitas e reuniões sobre os ecossistemas de inovação da região central do estado. Criada em janeiro de 2019, a SICT propõe, coordena e supervisiona a política do Governo do Estado voltada a três pilares principais: Inovação, Ciência e Tecnologia.

Após visitar Santiago na segunda-feira (17), Simone dirigiu-se até Santa Maria na terça-feira (18), para continuar o cumprimento de sua agenda. Por aqui, a secretaria iniciou sua visita na prefeitura da cidade, recepcionada pelo vice-prefeito, Rodrigo Decimo. Logo em seguida, encaminhou-se até a Universidade Franciscana (UFN), para conhecer o gabinete do Reitor e os laboratórios da universidade.

Na parte da tarde, Simone chegou à Universidade Federal de Santa Maria para conhecer, primeiramente, o gabinete do Reitor, Luciano Schuch. Em seguida, aconteceu uma visita ao espaço Coworking da Incubadora Pulsar, onde foi apresentada a Agência de Inovação e Tecnologia para Simone pelo professor Daniel Bernardon, diretor da Agittec. Além disso, a Coordenadora de Transferência e Tecnologia, Lauren Lorenzoni, apresentou as coordenadorias de Prospecção e Propriedade Intelectual e também os números da Agittec. Foi divulgado na apresentação o número de projetos que a agência tem em andamento via fundações de apoio em um total de 128 projetos entre Pesquisa e Desenvolvimento, projetos de prestação e projetos globais. A Agittec também possui 198 projetos de apoio, entre três fundações, sendo elas: FATEC, FUNDEP e FAURGS. Para finalizar, a professora Carmen Brum, coordenadora da Coordenadoria de Empreendedorismo da Agittec, apresentou os projetos realizados pela sua coordenadoria, como o FIT Empreende, o Atitude Empreendedora, entre outros. Por último, a Superintendente do InovaTec, Maria Daniele Dutra, apresentou os números do parque e empresas incubadas a Simone.

Segundo Simone, o papel principal dos pesquisadores é tocar os projetos e toda essa parte de relação com as empresas e a parte de transferência de tecnologia requer questões burocráticas, que são tratadas pela agência. Desse modo, a função da Agittec é fundamental para uma universidade que queira se comunicar com as questões e demandas da sociedade. Ela, que já foi aluna da UFSM nos anos noventa, se graduou em Química Industrial e entende o compromisso da universidade na vida dos alunos. Para o diretor da Agittec, o professor Daniel Bernardon, a visita da comitiva da SICT-RS é de extrema importância para o ecossistema regional de inovação, para conhecerem in loco as nossas iniciativas e resultados, além de fortalecer as conexões do ecossistema que são chave para sua prosperidade.

Para finalizar a sua visita à UFSM, a secretária conheceu duas empresas incubadas na Pulsar, a WeCaps e a Auster.  A Weecaps é uma startup, idealizada em 2020, que surgiu após a identificação de uma lacuna relacionada aos produtos probióticos disponíveis no mercado, aliado a um intenso trabalho de pesquisa. Já a Auster é uma empresa que desenvolve tecnologias de gestão do nitrogênio na agricultura. A empresa combina tecnologias de sensoriamento remoto da vegetação com as informações disponíveis da lavoura, para assim, gerar prescrições de insumos em taxa variável realmente inteligentes.

Ainda que a UFSM seja referência na área de inovação, ciência e pesquisa, Simone concorda que esse conhecimento é restrito apenas à sociedade acadêmica. “Nós precisamos cada vez mais engajar a sociedade na construção do conhecimento”, relata a secretária. Ela completa: “nós ainda pecamos como universidade na comunicação com a comunidade. E isso só virá através da interação com os órgãos de comunicação, daqueles que efetivamente entendem do tema que é se comunicar”.