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Documentos Oficiais

Propriedade Intelectual
PATENTES

Base de Patente Nacional – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI)
Guia Prático INPI – Buscas de Patentes
Guia Avançado para Buscas Específicas: Compostos Químicos
Guia Avançado para Buscas em Bases de Patentes Gratuitas: Busca por Depositante
Guia Avançado para Buscas em Bases de Patentes Gratuitas: Busca por Inventor no Brasil
Guia Avançado para Buscas em Bases de Patentes Gratuitas: Busca por Palavra Chave e Classificação
Manual para o depositante de patentes
Cartilha sobre patentes para pequenas e médias empresas
Manual do Sistema Nacional de Gestão do Patrimônio Genético e do Conhecimento Tradicional Associado – SisGen

Bases de Patentes Gratuitas Internacionais
Base de Patente USPTO
Base de Patente Espacenet
Manual OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual)

Base de Patente Comercial – Orbit
Manual para Busca de Designs Questel Orbit
Informações Adicionais
Manual para análise de portfólio de patentes
Manual para busca de anterioridade no Orbit
Guia Rápido de Buscas

Marcas e Desenho Industrial
Cartilha de Marcas
Cartilha de Desenho Industrial
Base de busca gratuita internacional de marcas e desenhos
Base de busca gratuita nacional

 Cultivar
Informações aos Usuários de Proteção de Cultivares

 Direitos Autorais
Cartilha sobre Direitos Autorais

Programa de Computador 
Manual sobre Registro de PC

Transferência de Tecnologia
Guia de Boas Práticas para Interação ICT-Empresa da ANPEI
Manual de Acordos de Parceria de PD&I
Passo a Passo de Processos de Acordo de Parceria com Fundação de Apoio
Passo a Passo de Processos de Acordo de Parceria sem Fundação de Apoio
Passo a Passo de Processos de Prestação de Serviços Tecnológicos Tripartites

Resolução UFSM nº 016/2019 – Altera o Regimento Geral da Universidade Federal de Santa Maria para adequá-lo à legislação vigente e para o ajuste redacional resultante da publicação de normas internas.

​Resolução UFSM nº 013/2018 – Aprova a criação da ITSM – Incubadora Tecnológica de Santa Maria e institui seu Regimento Interno. 
Resolução UFSM nº 006/2018 – Altera o Regimento Interno da Pulsar Incubadora. 

Resolução UFSM nº 024/2017 – Altera o Regimento Interno da Pulsar Incubadora
Resolução UFSM nº 023/2017 – Altera o Regimento Interno da AGITTEC.
Resolução UFSM nº 012/2017 – Normatiza a criação e organização das empresas juniores da UFSM.
Resolução UFSM nº 022/2016 – Institui o Regulamento Interno da Política de Proteção e Gestão da Propriedade Intelectual na UFSM.

Resolução UFSM nº 024/2015 – Aprova a criação da Incubadora de Empresas Pulsar e institui seu Regimento Interno.
Resolução UFSM nº 016/2015 – Institui Regimento Interno da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM.
Resolução UFSM nº 001/2015 – Aprova a criação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM e dá outras providências.

Resolução UFSM nº 025/2012 – Dispõe sobre as diretrizes e normas relativas à prestação de serviços, por meio do desenvolvimento de atividades voltadas ao ensino, à pesquisa científica e tecnológica, à extensão universitária e a inovação.
Resolução UFSM nº 024/2012 – Dispõe sobre as normas de concessão de bolsas de participação em projetos operacionalizados por Fundações de Apoio.
Resolução UFSM nº 023/2012 – Instrui a formação de processos que visam à formalização de contratos e/ou convênios com fundação de apoio, para operacionalização de projetos.

Tipos de usuários:

1. Público externo – sem vínculo direto com universidade.

2. Público interno – Incubados e colaboradores.

3. Comunidade acadêmica – TAE, professores e alunos sem vínculo com a incubadora.

4. Usuários cadastrados – Membros de EJS cadastrados, membros de empreendimentos cadastrados.

Horário de funcionamento conforme o público:

1 e 3. Público externo e comunidade acadêmica – acesso no horário de funcionamento da AGITTEC – 8h às 17h, e para saída não há limite.

2. Público interno – acesso 24h.

4. Usuários cadastrados: mediante identificação e controle da segurança da Agittec – acesso livre durante o horário de funcionamento da Agittec (8h -17h) e mediante identificação de acordo com o sistema de cadastro fora do horário de funcionamento da Agittec.

Acesso aos baús com chave:

Os empreendimentos Incubados, cadastrados e EJS terão prioridade no uso dos baús do espaço coworking para guarda de materiais. No caso de os compartimentos não estarem sendo utilizados, a administração da incubadora poderá, a seu critério, mediante cadastro e responsabilização de um membro da comunidade acadêmica, ceder o espaço, sendo obrigatório o reembolso por extravio ou perda, além de poder solicitar a devolução da mesma a qualquer tempo.

Uso da Infraestrutura compartilhada:

Os usuários cadastrados poderão fazer uso da estrutura compartilhada da AGITTEC, desde que tenham ciência do regramento do uso das mesmas áreas e assinem o termo de conhecimento e concordância.

Móveis:

Os móveis são de uso compartilhado e os usuários devem prezar pelo bom uso dos mesmo, Ex: Não colocar os pés em cima dos mesmo e nem das cadeiras.

 

Ar condicionado:

Todos os usuários devem utilizar o ar condicionado dentro do princípio da economicidade, mantendo-o ligado somente quando houver pessoas no espaço. Ao fim do dia, na checagem noturna diária, a segurança relatará a direção da INCUBADORA os casos em que usuários deixem o ar condicionado ligado. A reincidência por parte de algum usuário poderá acarretar notificação.

Cadastro:

O cadastramento para o uso contínuo do espaço é obrigatório e deverá ser feito por meio de formulário on-line de todos os membros de empreendimentos, e os mesmo deverão atestar ciência do regramento da Incubadora. Os usuários eventuais, deverão acessar o espaço mediante preenchimento de ficha manual disponível dentro do espaço. Incubados não precisão de cadastro. Serão fornecidos crachás de visitantes aos usuários externos.

Iluminação:

As luzes não deverão ficar acesas caso não haja pessoas no espaço. Ao fim do dia, na checagem noturna diária, a segurança relatará a direção da INCUBADORA casos em que aos usuários deixem as luzes acesas, podendo implicar em notificação às mesmas.

Chaves:

Não serão fornecidas chaves da Entrada da Agittec a empreendimentos e usuários não incubados no espaço coworking. Empreendimentos e usuários que utilizem permanentemente o local e estejam cadastrados poderão acessar por meio de identificação com a segurança.

Equipamentos de som:

O equipamento de som poderá ser utilizado para evento e atividades gerenciadas pela administração da Pulsar.

Limpeza:

Os usuários do espaço coworking devem prezar pela limpeza do seu local de trabalho, sendo primordial que o mesmo faça a checagem do seu local e o deixe nas mesmas condições de organização encontrada.

Dias de eventos e treinamentos:

A área de coworking também é local para eventos e treinamentos. O Site da Pulsar Incubadora (www.ufsm.br/pulsar) fornecerá as datas atualizadas de treinamentos e eventos programados. Para trabalhar no local nesses horários predeterminados, o usuário deverá pedir autorização para utilizar a sala à administração da incubadora, ficando a critério da mesma a autorização para o compartilhamento nestas datas especiais.

Livros:

Livros compartilhados: os livros disponíveis no espaço coworking são para uso somente no local, não devendo sair da sala.

Cadeiras e outros utensílios:

Salvo com autorização da administração da Incubadora, não é permitido retirar cadeiras do espaço coworking para uso particular nos módulos.

Para quaisquer dúvidas ou esclarecimentos, favor procurar a secretaria da AGITTEC.

Atenciosamente,

 A Direção.

Para cadastro de utilização do espaço coworking, clique aqui