Ir para o conteúdo AGITTEC Ir para o menu AGITTEC Ir para a busca no site AGITTEC Ir para o rodapé AGITTEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto Global

No âmbito da relação da Universidade Federal de Santa Maria com sua Fundação de Apoio, credenciada junto ao MEC/MCTI, Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (FATEC), para a execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão, inclusive extensão tecnológica na modalidade prestação de serviço, que preveem a arrecadação de recursos financeiros junto à sociedade, através de pessoas físicas ou jurídicas, convencionou-se denominar de “PROJETO GLOBAL” aqueles em que os recursos financeiros arrecadados e seus financiadores/interessados são de previsão estimada.

Assim, poderão ser aportados recursos financeiros por quaisquer eventuais interessados nas atividades desempenhadas pela equipe técnica, sejam pessoas físicas ou jurídicas, de acordo com a natureza do projeto. Não há, neste caso, escolha de empresas ou pessoas pela UFSM, que está passiva e ativamente disponível aos interessados nos resultados do projeto ou nos serviços prestados pela Instituição, ou seja, a um público-alvo de indeterminada quantificação.

Ao contrário dos projetos financiados por empresas, o valor do projeto deverá ser previsto conforme a expectativa de clientes e/ou interessados no período de sua execução, e terá como participantes somente a UFSM e a FATEC, sendo a UFSM responsável pela execução técnica e a FATEC na qualidade de gestora administrativa e financeira dos recursos arrecadados durante o período de vigência do projeto ou contrato.

Tramitação Administrativa 
Previamente à execução técnica, deverão ser observadas as etapas de aprovação e tramitação pertinentes no âmbito da UFSM, de acordo com a legislação aplicável e normatização interna.

Tendo em vista os objetivos normativos da AGITTEC, especialmente no tocante à atuação da Coordenadoria de Transferência de Tecnologia, a gestão inicial da documentação e do processo administrativo para aprovação do projeto e contratação da Fundação de Apoio será responsabilidade da AGITTEC.
Esta competência foi determinada através de entendimento conjunto da AGITTEC, Pró-Reitoria de Administração e Pró-Reitoria de Planejamento, em razão de uma melhor organização institucional e, principalmente, para que o pesquisador tenha apenas dois setores de contato para formalização e execução de projetos institucionais.

Assim, a AGITTEC é responsável pela gestão da tramitação do processo administrativo para execução de projeto financiado por empresa, bem como o ponto inicial de tramitação do processo de contratação de Fundação de Apoio para execução de projeto global. Projetos oriundos de transferência de recursos públicos (via Termo de Descentralização de Recursos – TED), por sua vez, são competência da Pró-Reitoria de Planejamento, através da Coordenadoria de Projetos e Convênios.

O Passo-a-Passo de instrução de processos de contratação de Fundação de Apoio para execução de Projeto Global, que concatena as informações pertinentes para a formalização destes projetos, poderá ser verificado neste link.
Abaixo poderá ser verificada a síntese do fluxo de tramitação interna para contratação de Fundação de Apoio por dispensa de licitação para execução de projeto global:

Modelos de Documentos:

Passo a Passo: Processos de Dispensa de Licitação

Modelo de Memorando motivando/solicitando a contratação e indicando o supervisor financeiro

Declaração do Coordenador do projeto

Declaração do Supervisor Financeiro do projeto

Plano de Trabalho Aut. Global