Ir para o conteúdo AGITTEC Ir para o menu AGITTEC Ir para a busca no site AGITTEC Ir para o rodapé AGITTEC
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre a AGITTEC

Sobre a AGITTEC
Em 2001, a Universidade Federal de Santa Maria implementou o Núcleo de Propriedade Intelectual, órgão ligado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, com o objetivo de proteger o conhecimento gerado pela comunidade universitária. A partir de 2005, o núcleo passou a se chamar Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NIT e seus objetivos, finalidades e missão foram redefinidos. Em março de 2015, o Conselho Universitário aprovou a implantação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (resolução nº 001/2015), com a finalidade de integrar a gestão da propriedade intelectual, o empreendedorismo e a transferência de tecnologia da instituição. Em janeiro de 2020 foi aprovada a minuta de resolução de criação do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT) da UFSM. A Agittec fará a gestão do parque, que ocupará a área do atual Centro de Eventos do campus sede (aproximadamente 10 hectares).
Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia

O espaço abrigará centros de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, incubação e pré-incubação, empresas residentes, empresas associadas, setores e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação de empresas, espaços temáticos de uso compartilhado (como hubs e coworkings), espaços para treinamento e capacitação, prospecção e negociação, apoio e serviços, espaço para feiras e exposições, entre outros.
O PICT da UFSM deverá realizar ações coordenadas em rede que busquem: promover a atividade empresarial e o investimento em inovação; incentivar a formação e desenvolvimento de empresas e criar condições favoráveis ao seu crescimento; aportar conhecimento e novas tecnologias à matriz produtiva tradicional da Região Central do Rio Grande do Sul; facilitar e desburocratizar a colaboração entre os empreendimentos do parque e as ICTs parceiras; atrair investimentos de empresas que possam contribuir com o desenvolvimento do ecossistema de inovação e empreendedorismo; contribuir com a absorção de pesquisadores de alta qualificação pelo mercado através da inovação; e divulgar a política de inovação regional.

1-04

A inovação e o desenvolvimento tecnológico têm um papel fundamental no desenvolvimento econômico de um país, e é por isso que a parceria com empresas público-privadas e o estímulo ao empreendedorismo são um dos principais focos da AGITTEC. Por isso, a Agência constantemente procura ampliar e intensificar as iniciativas institucionais voltadas para a disseminação da cultura e educação empreendedora; fortalecer a transferência de tecnologia com foco nas relações universidade-empresa e proteger o conhecimento e tecnologias geradas pela nossa comunidade universitária.

A AGITTEC é responsável por gerir a ITSM e a PULSAR, as incubadoras de empresas de base tecnológica da UFSM. Elas selecionam, abrigam e dão suporte a empresas de cunho inovador, frutos de projetos de membros da comunidade universitária. As incubadoras têm como objetivo estimular e operacionalizar a visão empreendedora da comunidade da UFSM por meio dos programas de pré-incubação e incubação, além de diversos eventos organizados com seus parceiros.

1-05

A estrutura organizacional da AGITTEC é formada por uma Secretaria Executiva, uma Coordenadoria de Empreendedorismo, uma Coordenadoria de Transferência de Tecnologia e uma Coordenadoria de Propriedade Intelectual. Esses setores trabalham em conjunto, com o propósito de promover um desenvolvimento econômico com base no conhecimento gerado pela UFSM.

Missão - Impulsionar o desenvolvimento sustentável junto à sociedade, por meio da promoção do empreendedorismo e da inovação; Visão - Ser reconhecida como agente de transformação social e econômica, com base na inovação tecnológica; Valores - Inovação; Ética; Criatividade; Proatividade; Sinergia; Comprometimento; Credibilidade; Audácia; Sustentabilidade.