Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Pesquisa analisou a acessibilidade no MOODLE na Unipampa

Uma pesquisa sobre a acessibilidade na plataforma MOODLE usada na UNIPAMPA foi realizada como Trabalho de Conclusão de Curso do aluno Guilherme Lerina Fialho, do curso de Ciência da Computação. O trabalho intitulado Acessibilidade Web em Ambiente Virtual de Aprendizagem: um estudo de caso na UNIPAMPA foi orientado pela professora Amanda Meincke Melo.

Foi aplicado um questionamento online com professores dos dez campi da universidade além de uma avaliação de acessibilidade do MOODLE, apoiada por um checklist baseado no e-MAG 3.0 (Modelo de Acessibilidade de Governo Eletrônico).

Segundo o aluno Guilherme Lerina Fialho, o objetivo do trabalho é promover a acessibilidade do ambiente de aprendizagem virtual da UNIPAMPA orientando docentes na publicação de materiais e técnicos de informática na manutenção do ambiente MOODLE Institucional.

Detectou-se na plataforma o uso de termos especializados cujos significados nem sempre estão claros, e a dificuldade por parte de docentes em geral em oferecer materiais pedagógicos acessíveis na plataforma, por desconhecimento sobre como promover a acessibilidade para pessoas com deficiência.

Conforme Guilherme, as recomendações voltadas aos docentes serão compartilhadas com o Núcleo de Inclusão e Acessibilidade (NInA) da UNIPAMPA para avaliação e encaminhamento ao corpo docente. As recomendações voltadas à equipe responsável pela manutenção do MOODLE Institucional serão encaminhadas ao Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação (NTIC).

Fonte: UNIPAMPA