Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Projeto para cadeira de rodas

Como oferecer a cadeirantes uma atividade recreativa durante o deslocamento? O aluno de engenharia mecânica Elias Maletz trabalha em um projeto que desenvolve um sistema de tração adaptado a cadeira de rodas, no Laboratório de Projeto de Sistemas Técnicos (LPST), do Departamento de Engenharia Mecânica da UFSM.

O projeto, que tem um ano, surgiu a partir de uma tarefa de aula em que os alunos propunham soluções para a problemática dos cadeirantes. Ele é orientado pelo professor de Metodologia de Projetos de Produtos Industriais, Leonardo Nabaes Romano, encabeçado pelo aluno do 9º semestre do curso de Engenhara Mecânica, Elias Maletz, além de colaboradores de outros cursos.

A ideia consiste na construção de partes móveis que são acopladas em cadeiras de rodas por engate rápido, sem modificar a estrutura original. Essas partes transformariam a cadeira de rodas em uma espécie de triciclo, onde os cadeirantes “pedalariam” com as mãos, assim como as hand-bikes norte-americanas. Isso proporcionaria, conforme afirma o professor Romano, mais satisfação na hora do uso, além da possibilidade da prática de exercícios físicos.

Os sistemas de tração que se somam as cadeiras de rodas são desenvolvidos e produzidos no exterior. Segundo o professor orientador do projeto é uma satisfação poder encontrar alunos dispostos a materializar ideias e produzir tecnologia a partir da universidade.

O projeto está em fase de fabricação do protótipo para apresentação na Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM desse ano, além dos artigos.

Texto do Acadêmico de Jornalismo, Vitor Rodriguez, bolsista da Coordenadoria de Comunicação. Social