Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aplicativo de acessibilidade para todas as escolas publícas do País



O programa alagoano Hand Talk foi escolhido pelo Ministério da Educação (MEC) como aplicativo padrão nos tablets Android 4.0 distribuídos para alunos e professores da rede pública de ensino em todo o Brasil, segundo a Portaria de 28 de maio de 2014, publicada no Diário Oficial da União em 02 de junho de 2014.

Com a distribuição dos tablets, o programa do Governo Federal visa aprimorar a atividade pedagógica dos professores, melhorando a qualidade do ensino na rede pública desde a preparação das aulas, até nos processos de pesquisa e interação com os alunos.

 

O aplicativo, tradutor automático para Língua Brasileira de Sinais, será mais um canal para auxiliar na comunicação entre professores e alunos surdos que dependem exclusivamente da Libras para se comunicar e obter informação.

 

A novidade atinge um público de pessoas com deficiência auditiva que chega a quase 10 milhões de pessoas, segundo números do IBGE. Segundo estudos, a cada 10 surdos, 7 não compreendem corretamente a língua portuguesa.

A ferramenta idealizada por alagoanos, eleita pela ONU o melhor app social do Mundo, coloca o TNH1 como o primeiro portal de notícias do país a proporcionar o acesso ao noticiário em libras, democratizando o conteúdo diário do TNH1para milhares de pessoas com deficiência auditiva.

 

Link para baixar o aplicativo: http://www.handtalk.me/app

4d85c6b14a3ef4729c157a28b26f87906e09bfd2

 

FONTE: TNH1

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-1199

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes