Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

UFGD oferece formação continuada a profissionais de escolas indígenas

Nos dias 15 e 16 de julho, a UFGD oferece formação continuada para professores indígenas que atuam em Dourados. Num projeto em rede com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a Instituição prestará assessoria a 359 profissionais da educação indígena, por meio da iniciativa “Ação Rede Saberes Indígenas na Escola”.

A atividade está sendo organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Dourados (SEMED) e com a Coordenadoria Especial de Assuntos Indígenas de Dourados (CEAID) e visa atender professores e técnicos administrativos das escolas indígenas do município. O objetivo é construir um currículo mais adequado à realidade cotidiana dessas escolas e educadores.

A formação será realizada na Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatu, que fica na Reserva Indígena Jaguapiru. Ao todos serão atendidas cinco turmas de professores dos anos iniciais e anos finais e três turmas de integrantes do quadro administrativo das escolas.

A “Ação Rede Saberes Indígenas na Escola” visa promover a formação continuada de professores indígenas, priorizando a produção de material didático e a alfabetização em língua materna, considerando a realidade sociolinguística dos povos indígenas atendidos a partir dos eixos: Letramento em Língua Indígena, Letramento em Língua Portuguesa como língua materna, Conhecimentos Indígenas e Artes Verbais.

Na UFGD, a Ação é executada pela Faculdade Intercultural Indígena (FAIND).