Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Reunião da Comissão de Acessibilidade

Nesta terça-feira (05) ocorreu a reunião da Comissão de Acessibilidade, na sala 17A do Colégio Politécnico, onde foi feita a leitura das atas de Junho e Julho, além disso, Graziela Maria Braga da Silva ministrou a palestra “Acessibilidade nas comunicações e na informação”.

A Biblioteca Central, através da representante Maria Inez Figueiredo Figas Machado, apresentou as Ações da mesma no Núcleo de Acessibilidade, onde podemos conferir:

Solicitação de bibliografia básica e complementar:
• O Núcleo/Curso deve organizar os materiais a serem solicitados por semestre para cada aluno;
• O aluno deve fazer o cadastro na Fundação Dorina Nowill;
• O aluno deve solicitar o material em pdf à Fundação Dorina Nowill assim que receber a lista. (O aluno também pode solicitar o livro-falado.)
• O atendimento das solicitações depende da disponibilização dos pdfs pelas editoras.
Obs.: A solicitação do aluno é mais rapidamente atendida do que a da biblioteca.
Como se dá o processo?
As editoras disponibilizam a cópia do livro em formato pdf para a Fundação. Esta faz a distribuição e controle junto aos cadastrados. O acesso é individual e exclusivo para pessoas com deficiência visual.
Softwares e Lupa Eletrônica
A Biblioteca Central dispõe de Lupa eletrônica na Sala de Multimídia. Também disponibiliza computador com Virtual Vision, Dosvox e Audacity para uso exclusivo de pessoas com deficiência visual. O computador é um empréstimo do Núcleo de Acessibilidade e atualmente localiza-se no salão de estudos.

Houve a apresentação da nova Intérprete de LIBRAS, Renata Cassol da Rosa da Silva, hoje em dia o Núcleo de Acessibilidade possui 8 intérpretes.