Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Waldir Quadros lança site sobre pessoas com deficiência

O economista Waldir Quadros, professor aposentado do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, acaba de lançar o site “Perfil social das pessoas com deficiência no Brasil”, cujo objetivo é contribuir para o avanço do conhecimento sobre a realidade social e econômica desse segmento da população. “Queremos que o site se constitua em instrumento útil de pesquisa e avaliação das características gerais e da condição das pessoas com deficiência no Brasil”, afirma Quadros.

De acordo com o docente, a expectativa é que o conteúdo disponibilizado no site possa ser utilizado de diversas formas, por diferentes grupos de interessados. “Gostaríamos que os dados contribuíssem, por exemplo, para a formulação de políticas públicas voltadas ao atendimento das pessoas com deficiência ou servissem como ferramenta pedagógica para cursos relacionados à valorização da cidadania”.

Quadros explica que os indicadores contidos no site estão amparados nos resultados do último Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE), realizado em 2010, e também por uma metodologia de estratificação social desenvolvida por ele ao longo de toda a sua carreira acadêmica. “Por causa dessas características, o site traz informações detalhadas que o usuário não encontraria em outras fontes”, diz.
O interessado pode ter acesso, por exemplo, a indicadores separados por idade, sexo, raça, nível de escolaridade etc, que surgem desagregados por município. “Com isso, a pessoa que consulta a ferramenta pode estabelecer comparações entre cidades e gerar mapas de forma imediata”, pormenoriza Quadros. O economista adianta que novos conteúdos deverão ser brevemente adicionados à ferramenta, cuja navegação tem se mostrado bastante amigável.
Uma das intenções, conforme Quadros, é refinar os dados de modo que o usuário consiga obter informações relacionadas a distritos ou regiões que compõem grandes centros urbanos.

Acesse o site: Perfil Social

FONTE: UNICAMP