Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Aplicativo consegue ensinar matemática a crianças com deficiência visual

MiniMatecaVox. Esse é o nome de um aplicativo que promete ajudar crianças com deficiência visual no aprendizado da matemática. Ele foi desenvolvido pelo tecnólogo brasileiro Henderson Tavares de Souza, como parte de sua pesquisa de mestrado defendida junto ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), da Unicamp.

 Segundo Tavares, o app tem um funcionamento simples e executa, por meio de comando de voz, atividades elementares de matemática, como somatória, divisão, subtração e resolução de problemas. Ele ressalva que todas as atividades do aplicativo foram elaboradas utilizando vozes humanas, incluindo a de crianças na mesma idade, com o intuito de tornar a experiência do deficiente visual mais agradável e motivadora.

O MiniMatecaVox compõe um dos aplicativos do sistema operacional de código aberto Dosvox, idealizado pelo professor Antônio Borges, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Dosvox permite que deficientes visuais utilizem um computador pessoal para desempenhar uma série de tarefas, adquirindo independência no estudo e trabalho.

Trata-se de um sistema que interage com o usuário por meio da voz. Ele possui mais de 80 aplicativos, tais como formatador para o sistema Braille, dicionários, caderno de telefones, agenda, jogos diversos, navegador de internet, correio eletrônico, leitor de telas, livros, entre outros.

 

Fonte: SOFTONIC