Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

II Seminário Aprendizagem no Ensino Superior e Acessibilidade



 

aprendizagem2

 

 

 

 

No dia 19 de junho aconteceu o II Seminário Aprendizagem no Ensino Superior e II Seminário Acessibilidade, que tinham por objetivo promover espaços para discussão de temáticas relacionadas à educação, aprendizagem no Ensino Superior e acessibilidade, entre a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria e outras Instituições.

 

O evento ocorreu no auditório do CT, que conta com rampas, elevador, espaço para usuário de cadeira de rodas, banheiros acessíveis e cadeiras para obesos, permitindo que pessoas com diferentes necessidades possam participar do evento sem obstáculos. Mesmo com toda essa estrutura, é importante destacar que cartazes indicativos desses lugares são necessários e auxiliaram na organização dos seminários. Ainda assim, o evento disponibilizou uma equipe de apoio que auxiliou os participantes na localização no prédio, com cartazes e orientações.

 

Como a principal preocupação da equipe organizadora foi a acessibilidade, a programação do evento em Braille foi ofertada aos participantes cegos. Nessa mesma perspectiva, o Hino Nacional reproduzido no início do evento também foi projetado em Libras( https://www.youtube.com/watch?v=Txn2p7gIh74).

 

O evento contou, ainda, com Tradutoras/Intérpretes de Libras e Audiodescrição. Este último recurso consiste na descrição clara e objetiva de informações contidas em uma imagem e que não estão presentes no diálogo do apresentador. Conforme a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2011), a audiodescrição é recurso de acessibilidade na comunicação que consiste no conjunto de técnicas e habilidades, aplicadas com objetivo de proporcionar uma narração descritiva em áudio, para ampliação do entendimento de imagens estáticas ou dinâmicas, textos e origem de sons desapercebidas ou incompreensíveis, especialmente sem o uso da visão. A audiodescriçao foi destaque nesse evento e contou com todo o apoio da Equipe da Multiweb, coordenada pelo servidor Jorge Luiz Alves. Pela primeira vez foi disponibilizado um suporte técnico para a realização deste trabalho na Universidade. 

 

A mesa de abertura foi composta pela Pró-reitora de Graduação – Prof. Martha Bohrer Adaime, pela Diretora do Centro de Educação – Prof. Helenise Sangoi Antunes, pela Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Ânima – Prof. Sílvia Maria de Oliveira Pavão, e por representantes das Comissões de Acessibilidade e Aprendizagem – Marcia Rejane Julio Costa e Leonardo Lima de Senna. 

 

A primeira palestra do Seminário intitulava-se “Mudanças e adaptações curriculares em tempos de inclusão na Educação Superior”, ministrada pelos professores da UNISINOS Prof. Alfredo José da Veiga Neto e Prof. Maura Corcini Lopes.

 

Na primeira parte da tarde os participantes puderam assistir à apresentação de Tango “Encontro de Almas”. Os Intérpretes bailarinos foram Cecília Bazzotti e Jorge Luiz Cardoso Pasquotto.   

 

No turno da tarde o evento contou com duas mesas de discussão. A primeira, “Atuação da Equipe Interdisciplinar para a aprendizagem na universidade”, teve como palestrantes a Professora do Centro de Educação Fabiane Adela Tonetto Costas, a Tradutora/Intérprete de Libras Carine Martins Barcellos, a Educadora Especial e Psicopedagoga Clariane do Nascimentos de Freitas e o Psicólogo Renato Favarin dos Santos. A segunda mesa – “Função/atuação das Pró-Reitorias frente aos processos de aprendizagem e acessibilidade na universidade” – foi composta por representantes das Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis; Extensão; Graduação; Gestão de Pessoas e Infraestrutura, e apresentou o trabalho desenvolvido por cada uma delas.

 

O evento foi encerrado com a apresentação de 12 trabalhos acadêmicos, distribuídos nos seguintes eixos: Universidade e Aprendizagem, Universidade e educação inclusiva, Universidade e escola, Universidade e Acessibilidade.

 

A comissão organizadora agradece a participação dos presentes no evento e informa que o Livro “Aprendizagem e Acessibilidade – travessias do aprender na universidade”, obra organizada para subsidiar os Seminários, já está disponível em formato digital nas páginas dos Núcleos, assim como os certificados de participação. 

 

Acompanhe o seminário nos links a seguir:

 

 http://www.multiweb.ufsm.br/webtraining/video/795 (Manhã)

 

 http://www.multiweb.ufsm.br/webtraining/video/794 (Tarde)

 

 http://www.multiweb.ufsm.br/webtraining/video/793 (Noite)

 

 

 

  

PROGRAMAÇÃO 

19 de Junho – manhã

8h30: Credenciamento

9h30:Palestra de abertura

19 de Junho – tarde

13h30: Mesa 1 – Atuação da Equipe interdisciplinar para a aprendizagem na universidade.

15h30: Mesa 2 – Função/ atuação das pró-reitorias frente aos processos de aprendizagem e acessibilidade na universidade.

19 de Junho – noite

18h: Apresentação de trabalhos

EIXO 1 – Universidade e Aprendizagem;

EIXO 2 – Universidade e Educação Inclusiva;

EIXO 3 – Universidade e Escola;

EIXO 4 – Universidade e Acessibilidade.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-988

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes