Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

XVII FÓRUM DE ESTUDOS LEITURAS DE PAULO FREIRE

Objetivo Geral

– Propiciar um espaço de aprofundamento, reflexão crítica e (con)vivência, a partir do diálogo com diferentes pesquisas, experiências educativas e pedagógicas vivenciadas com as classes populares na escola pública ou em movimentos e organizações sociais, tendo como base a perspectiva freireana de que o ato de educar pode ser alegre, sem perder a seriedade e comprometimento necessários para uma educação crítica e libertadora, a serviço da (re)humanização de homens e mulheres.

Objetivo Específicos

Criar espaços de aprofundamento e reflexão sobre as proposições freireanas de educação, buscando relacioná-las com os dilemas atuais da educação brasileira.

– Propiciar momentos de interlocução e socialização de conhecimentos e saberes nas escolas públicas, a fim de problematizar os desafios e possibilidades de uma escola comprometida e séria, sem perder a leveza e a alegria no trabalho educativo com as classes populares.

– Realizar e fomentar a participação nos pré-fóruns que acontecerão nas instituições copromotoras do evento, buscando criar um ambiente de preparação para o Fórum e discussão de temáticas na perspectiva freireana, a partir da problematização de filmes voltados à educação popular.

Local: Santa Maria – Centro de Educação UFSM

Data: 22 e 23 de maio de 2015
E-mail para dúvidas:

forumpaulofreiresantamaria@gmail.com

Site do evento:

Página no Facebook:

Inscrições: 15 de fevereiro a 15 de abril de 2015.

E-mail para inscrições:  envio.trabalho.forumufsm2015@gmail.com

Dia 22/05/2015

08h – Acolhida dos participantes e inicio do credenciamento.

1. Intervenção Cultural e Mesa de Abertura.

9h30- – Documentário “O que te deixa feliz na escola?”. Diálogos com  o Prof. Dr. Alex Guilherme. (Liverpool Hope University, Inglaterra) e Prof. Dr. Balduino Andreola (UNILASSALE/RS).

Temática: Por uma escola séria e alegre.

Mediador: Prof. Dr. Celso Ilgo Henz.

1. Almoço.

13:30h às 18:30h – Círculos Dialógicos, com apresentação dos trabalhos.

1. Momento cultural e jantar de confraternização.

Dia 23/05/2015

1. Intervenção Cultural. Relatos dos Círculos Dialógicos

09h30 às 10h: Intervalo

10h às 12h – Relato dos Círculos Dialógicos e debates com os mediadores (Gomercindo Ghiggi, Thiago Ingrassia, Ana Lúcia Freitas).

1. Almoço.

13h30 às 15h30 – Diálogos com assessores a partir das (re)(des)construções que emergiram dos Círculos Dialógicos.

15h30 às 16h: Intervalo

16h às 17:30h– Eleição da nova composição da Comissão Estadual e escolha da instituição realizadora e do local do XVIII Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire.

Avaliação e encerramento do evento.