Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Links para download de programas para acessibilidade de leitores



Agora o site do Núcleo de Acessibilidade disponibiliza o link para download dos programas MICROFÊNIX, MECDAISY e DOSVOX, que constituem-se, resumidamente, em programas/softwares de acessibilidade de pessoas com deficiência.

 
 
 

MICROFÊNIX

 “O microFênix v 2.0 é uma ferramenta capaz de proporcionar, a muitas pessoas, o renascimento de potencialidades, que, até então, estavam encobertas pelas cinzas das limitações de coordenação motoras e/ou de comunicação. Sendo assim, a utilização desse programa, não apenas, proporcionará aos seus usuários, o acesso ao computador, para, entre muitas outras coisas, realizar trabalhos, jogar ou navegar na internet, mas também contribuirá para que essas pessoas atinjam progressivas alturas nos vôos de suas vidas.

O programa simula o uso do mouse e teclado, e possibilita a ativação de programas e funções no ambiente Windows, de forma bastante acessível. A interação com o programa, através da qual é possível comandar as ações desejadas, é feita através de menus que aparecem na tela. As opções contida nos menus são iluminada uma após outra, até que o usuário use o acionador para afirmar a escolha de opção.”

Fonte do texto e do programa para download: http://intervox.nce.ufrj.br/microfenix/

 

MECDAISY
“Mecdaisy é uma solução tecnológica que permiti a produção de livros em formato digital acessível, no padrão Daisy. Desenvolvido por meio de parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – NCE/UFRJ – o Mecdaisy possibilita a geração de livros digitais falados e sua reprodução em áudio, gravado ou sintetizado. Além dos benefícios do Mecdaisy às pessoas com deficiência visual ou física que podem ter acesso à leitura sob a forma de áudio e texto digital, destacase que está disponível a metodologia para geração de livros neste padrão, que poderá ser utilizada gratuitamente nas escolas e instituições de educação superior, para garantia da acessibilidade”
 
 
DOSVOX
“[…]o sistema DOSVOX, destinado a auxiliar os deficientes visuais a usar o computador, executando tarefas como edição de textos (com impressão comum ou Braille) leitura/audição de textos anteriormente transcritos, utilização de ferramentas de produtividade faladas (calculadora, agenda, etc), além de diversos jogos. O sistema fala através de um sintetizador de som de baixo custo, que é acoplado a um microcomputador tipo IBM-PC”
Fonte do software para download: http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/download.htm

 

Clicando aqui você terá acesso direto aos links específicos.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-1487

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes