Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Comissão promove a audiodescrição de fotografias do Arquivo Geral da UFSM



Na sociedade de hoje, constata-se a presença marcante de uma cultura visual, no entanto é rara a prática de descrever esse mundo visual para pessoas cegas ou com baixa visão. Pensando nisso, o Núcleo de Acessibilidade ofereceu em 2015 o Curso Avançado de Audiodescrição, que teve carga 165 horas. Em novembro do mesmo ano, foi criada a Comissão de Audiodescrição da UFSM.

A audiodescrição consiste na transformação de imagens em palavras, para que informações-chave transmitidas visualmente não passem despercebidas e possam também ser acessadas por deficientes visuais.

Nesse sentido, de forma colaborativa, está sendo desenvolvida a audiodescrição das fotografias publicadas nos artigos semanais do Projeto Retalhos da Memória de Santa Maria. Coordenado pelo Departamento de Arquivo Geral da UFSM, o projeto tem o objetivo de promover a difusão da memória fotográfica institucional.

Com a publicação semanal de pôsteres, todas as terças-feiras, o departamento pretende consolidar a importância do acervo de imagens fotográficas da universidade. A audiodescrição das imagens está disponível aqui.

 Notícia extraída http://goo.gl/4Dpi5y no dia 04/02/2016.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-1522

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes