Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

III COLÓQUIO FRANCO-LATINOAMERICANO DE PESQUISA SOBRE DEFICIÊNCIA

FADERS CONVIDA:
III COLÓQUIO FRANCO-LATINOAMERICANO DE PESQUISA SOBRE DEFICIÊNCIA
Igualdade de Direitos e Acesso a uma Vida Digna:
Desafios e Controvérsias na Questão Social da Deficiência
09 a 11 de Março de 2017

A Escola de Humanidades (PUC-RS)¹, a FADERS², o INS HEA³ e o Programa Deficiências e Sociedade da EHESS4, a Société ALTER5, com o apoio da UERGS6, do IFSUL7 e da UNISINOS8,anunciam a continuidade dos estudos e debates iniciados em julho de 2014, em Paris/França, relativos às pesquisas sobre deficiências.
A terceira edição do Colóquio Franco-Latinoamericano de Pesquisa Sobre Deficiência ocorrerá na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul/Brasil, na Pontifícia Universidade Católica nos dias 9, 10 e 11 de março de 2017.
O tema central nesta edição será Igualdade e Dignidade. Acredita-se que ainda é presente a ideia da deficiência, da incapacidade, fazendo-se necessário a constante atualização das políticas públicas como meio de conscientização de que esta noção é equivocada, pois decorre de uma construção social, muito mais do que da realidade quando se apresenta algum tipo de deficiência. Ao investir no debate desta temática, com ênfase na troca de vivências e estudos, é mantido o reforço para o desenvolvimento para sustentar e ampliar políticas de inclusão de pessoas com deficiência, acessibilidade (desenho universal) e, consequentemente, responsabilidade social, cidadania e dignidade.

OBJETIVOS
Proporcionar aos participantes um espaço para debates temáticos a respeito das pesquisas realizadas sobre o tema da pessoa com deficiência.
Promover o intercâmbio entre áreas especificas, estabelecendo assim canais de pesquisa conjunta entre pesquisadores e atores dos países envolvidos.
Promover o intercâmbio entre o meio acadêmico e a sociedade civil, respeitando as especificidades de cada abordagem, sendo elas ações profissionais, associativas ou científicas.

PÚBLICO-ALVO
Todos os profissionais e pessoas interessadas na área de estudos relativos à pessoa com deficiência.

DATA E LOCAL
O III Colóquio ocorrerá nos dias 09, 10 e 11 de março de 2017, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Porto Alegre/RS – Prédio 41

MODALIDADE   VALORES A PARTIR DE 26 DE DEZEMBRO DE 2016
Estudantes PUCRS          R$ 110,00