Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Monitorias



2021

Que tal participar de oficinas sobre aqueles conteúdos que deixam você sempre em dúvida? Pensando nisso, a Subdivisão de Apoio à Aprendizagem da CAEd-PROGRAD divulga a programação das Cicloficinas 2021/02. Se organize e participe!

Inscrições para o Ciclo1  AQUI

Imagem horizontal e colorida em formato quadrado. Possui fundo na cor cinza. Na parte superior, retângulo na cor cinza com o texto: “Cicloficinas”, na cor azul. À direita, na diagonal, retângulo em tamanho menor, na cor verde, com o texto: “ciclo 2 - semana 2”, na cor azul e em caixa alta. Abaixo, dentro de um círculo branco vazado para a parte direita da imagem, os textos: “Inscreva-se! Link no perfil”, na cor vermelha. Abaixo: “Português”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “14/02 - 16h: Figuras de linguagem.” Abaixo: “Física”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “15/02 - 13:30: Circuitos elétricos - Resistores em paralelo, fontes reais e circuitos de mais de uma malha.”. Abaixo: “Matemática”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “17/02 - 15h: Pontos máximos e mínimos”. Abaixo: “Química”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “18/02 - 14h: Funções orgânicas”. Na lateral da parte inferior esquerda, na vertical, o texto: “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”, na cor branca. Os textos possuem formatação em caixa alta.
Imagem horizontal e colorida em formato quadrado. Possui fundo na cor cinza. Na parte superior, retângulo na cor cinza com o texto: “Cicloficinas”, na cor azul. À direita, na diagonal, retângulo em tamanho menor, na cor verde, com o texto: “ciclo 2 - semana 2”, na cor azul e em caixa alta. Abaixo, dentro de um círculo branco vazado para a parte direita da imagem, os textos: “Inscreva-se! Link no perfil”, na cor vermelha. Abaixo: “Português”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “07/02 - 16h: Estrutura mórfica.” Abaixo: “Física”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “08/02 - 13:30: Circuitos elétricos: lei de OHM, força elétromotriz, malha única e resistores em série”. Abaixo: “Matemática”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “10/02 - 15h: Transformações lineares”. Abaixo: “Química”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “11/02 - 14h: Deslocamento de equilíbrio”. Na lateral da parte inferior esquerda, na vertical, o texto: “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”, na cor branca. Os textos possuem formatação em caixa alta.
Imagem horizontal e colorida em formato quadrado. Possui fundo na cor cinza. Na parte superior, retângulo na cor cinza com o texto: “Cicloficinas”, na cor azul. À direita, na diagonal, retângulo em tamanho menor, na cor verde, com o texto: “ciclo 2 - semana 2”, na cor azul e em caixa alta. Abaixo, dentro de um círculo branco vazado para a parte direita da imagem, os textos: “Inscreva-se! Link no perfil”, na cor vermelha. Abaixo: “Português”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “31/01 - 16h: Linguagem e suas funções.” Abaixo: “Matemática”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “03/02 - 15h: conceito de derivadas e suas contas”. Abaixo: “Física”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “03/02 - 15:30: primeira lei da termodinâmica”. Abaixo: “Química”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “04/02 - 14h: termoquímica”. Na lateral da parte inferior esquerda, na vertical, o texto: “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”, na cor branca. Os textos possuem formatação em caixa alta.
Imagem em formato quadrado com fundo na cor cinza. Na parte superior, retângulo na cor cinza com o texto: “Cicloficinas”, na cor azul. À direita, na diagonal, retângulo em tamanho menor, na cor verde, com o texto: “ciclo 2 - semana 2”, na cor azul e em caixa alta. Abaixo, dentro de um círculo branco vazado para a parte direita da imagem, os textos: “Inscreva-se! Link no perfil”, na cor vermelha. Abaixo: “Português”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “24/01 - 16h: predicado e tipos de predicado.” Abaixo: “Química”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “25/01 - 15:30: estequiometria”. Abaixo: “Matemática”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “27/01 - 15h: espaços vetoriais, base e matriz de mudança de base”. Abaixo: “Física”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “27/01 - 15:30: gases ideais, gases reais e temperatura absoluta”. Na lateral da parte inferior esquerda, na vertical, o texto: “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”, na cor branca. Os textos possuem formatação em caixa alta.
Imagem em formato quadrado com fundo na cor cinza. Na parte superior, retângulo na cor cinza com o texto: “Cicloficinas”, na cor azul. À direita, na diagonal, retângulo em tamanho menor, na cor verde, com o texto: “ciclo 2 - semana 1”, na cor azul e em caixa alta. Abaixo, dentro de um círculo branco vazado para a parte direita da imagem, os textos: “Inscreva-se! Link no perfil”, na cor vermelha. Abaixo: “Português”, ao lado: “17/01 - 16h: sujeitos e tipos de sujeitos.” Abaixo: “Química”, ao lado, dentro de um retângulo verde: “18/01 - 15:30: balanceamento de equações”. Abaixo: “Física, ao lado, dentro de um retângulo verde: “20/01 - 13:30: dinâmica dos fluidos, fluidos reais, viscosidade e turbulência”. Abaixo: “Matemática”, ao lado, dentro de um retângulo verde: ”20/01 - 15h: limites”. Na lateral da parte inferior esquerda, na vertical, o texto: “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”, na cor branca. Os textos possuem formatação em caixa alta.
Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas” e acima deste, no canto superior direito, na diagonal, tem um retângulo na cor verde e dentro está escrito na cor azul “ciclo 1 - semana 5”. Logo abaixo, na cor vermelha, “Inscreva-se! Link no perfil”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor verde, no lado esquerdo, em destaque, escrito simultaneamente um abaixo do outro “Português”, “Física”, “Matemática” e ”Química”. Ao lado da primeira matéria, “português” está escrito na cor azul “13/12 - 16h: figuras de linguagem”, abaixo, ao lado de “física” está escrito “14/12 - 17h30: circuitos elétricos: resistores em paralelo, fontes reais e circuitos de mais de uma malha”, abaixo, ao lado de “matemática”, está escrito “15/12 - 14h30: pontos máximos e mínimos”, no último tópico “química”, está escrito “16/12 - 16h30: funções orgânicas: identificação, nomenclatura e classificação”. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”.
Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas” e acima deste, no canto superior direito, na diagonal, tem um retângulo na cor verde e dentro está escrito na cor azul “ciclo 1 - semana 4”. Logo abaixo, na cor vermelha, “Inscreva-se! Link no perfil”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor verde, no lado esquerdo, em destaque, escrito simultaneamente um abaixo do outro “Português”, “Física” e “Química”. Ao lado da primeira matéria, “português” está escrito na cor azul “06/12 - 16h: estrutura mórfica”, abaixo, ao lado de “física” está escrito “07/12 - 17h30: circuitos elétricos: lei de ohm, força eletromotriz, malha única e resistores em série”, abaixo, no último tópico “química”, está escrito “09/12 - 16h30: deslocamento de equilíbrio”. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”.
Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas” e acima deste, no canto superior direito, na diagonal, tem um retângulo na cor verde e dentro está escrito na cor azul “ciclo 1 - semana 3”. Logo abaixo, na cor vermelha, “Inscreva-se! Link no perfil”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor verde, no lado esquerdo, em destaque, escrito simultaneamente um abaixo do outro “Português”, “Matemática”, “Física” e “Química”. Ao lado da primeira matéria, “português” está escrito na cor azul “29/11 - 16h: linguagem e suas funções”, abaixo, ao lado de “matemática” está escrito “01/12 - 14h30: conceito de derivada e suas contas”, abaixo, ao lado de “física”, está escrito “02/12 - 13h30: primeira lei da termodinâmica", ao lado do último tópico, “química”, está escrito “03/12 - 10h30: termoquímica”. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”
Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas” e acima deste, no canto superior direito, na diagonal, tem um retângulo na cor verde e dentro está escrito na cor azul “ciclo 1 - semana 2”. Logo abaixo, na cor vermelha, “Inscreva-se! Link no perfil”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor verde, no lado esquerdo, em destaque, escrito simultaneamente um abaixo do outro “Português”, “Química”, “Matemática” e “Física”. Ao lado da primeira matéria, “português” está escrito na cor azul “22/11 - 16h: predicados e tipos de predicados”, abaixo, ao lado de “química” está escrito “23/11 - 15h30: estequiometria”, abaixo, ao lado de “matemática”, está escrito “24/11 - 14h30: espaços vetoriais, base e matriz de mudança de base”, no último tópico ao lado de “física”, está escrito “25/11 - 13h30: gases ideais, gases reais e temperatura absoluta”. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas” e acima deste, no canto superior direito, na diagonal, tem um retângulo na cor verde e dentro está escrito na cor azul “ciclo 1 - semana 1”. Logo abaixo, na cor vermelha, “Inscreva-se! Link no perfil”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, em letras na cor verde, no lado esquerdo, em destaque, escrito simultaneamente um abaixo do outro “Química”, “Matemática” e “Física”. Ao lado da primeira matéria, “química” está escrito na cor azul “16/11 - 15h30: balanceamento de equações”, abaixo, ao lado de “matemática” está escrito “17/11 - 14h30: limites”, abaixo, no último tópico “física”, está escrito “18/11 - 13h30: dinâmica dos fluidos, fluidos reais, viscosidade e turbulência. Na lateral esquerda inferior da imagem, na vertical, em letras na cor branca há “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas”. Em diagonal desse título também em letras na cor azul e grifado da cor verde tem “Ciclo 3 - Semana 1”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, na parte superior, escrito em letras na cor vermelha há "Inscreva-se! Link no perfil.” Abaixo há as seguintes informações: “Física - 02/08 - 16h30: Dinâmica de fluidos, fluidos reais, viscosidade e turbulência. Português - 03/08 - 16h: Noção de gramática e introdução de sintática e semântica - Frase, período, oração. Matemática - 04/08 - 15h: Espaços vetoriais, base e matriz de mudança de base. Química - 06/08 - 16h: Balanceamento de equações.” Onde “Física, Português, Matemática e Química” estão escritos em letras na cor verde, e o restante das informações estão escritas em letras na cor azul, as datas e horários são grifadas da cor verde. Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca na vertical, há “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”.
Descrição de imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas”. Em diagonal desse título também em letras na cor azul e grifado da cor verde tem “Ciclo 3 - Semana 2”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, na parte superior, escrito em letras na cor vermelha há "Inscreva-se! Link no perfil.” Abaixo há as seguintes informações: “Física - 09/08 - 16h30: Gases ideais, gases reais e temperatura absoluta. Português - 10/08 - 16h: Introdução da morfologia - estrutura e significado das palavras. Matemática - 11/08 - 15h: Conceito de derivada e suas contas. Química - 13/08 - 16h: Estequiometria.” Onde “Física, Português, Matemática e Química” estão escritos em letras na cor verde, e o restante das informações estão escritas em letras na cor azul, as datas e horários são grifadas da cor verde. Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca na vertical, há “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas”. Em diagonal desse título também em letras na cor azul e grifado da cor verde tem “Ciclo 3 - Semana 3”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, na parte superior, escrito em letras na cor vermelha há "Inscreva-se! Link no perfil.” Abaixo há as seguintes informações: “Física - 16/08 - 16h30: Primeira lei da termodinâmica. Português - 17/08 - 16h: Alfabetização e letramento: o que é e qual a sua importância em nossa vida acadêmica. Matemática - 18/08 - 15h: Transformações lineares e matrizes de transformações. Química - 20/08 - 16h: Termoquímica.” Onde “Física, Português, Matemática e Química” estão escritos em letras na cor verde, e o restante das informações estão escritas em letras na cor azul, as datas e horários são grifadas da cor verde. Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca na vertical, há “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas”. Em diagonal desse título também em letras na cor azul e grifado da cor verde tem “Ciclo 2 - Semana 1”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, na parte superior, escrito em letras na cor vermelha há "Inscreva-se! Link no perfil.” Abaixo há as seguintes informações: “Física - 012/07 - 16h30: Dinâmica de fluidos, fluidos reais, viscosidade e turbulência. Português - 13/07 - 16h: Noção de gramática e introdução de sintática e semântica - Frase, período, oração. Matemática - 14/07 - 15h: Espaços vetoriais, base e matriz de mudança de base. Química - 16/07 - 16h: Balanceamento de equações.” Onde “Física, Português, Matemática e Química” estão escritos em letras na cor verde, e o restante das informações estão escritas em letras na cor azul, as datas e horários são grifadas da cor verde. Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca na vertical, há “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas”. Em diagonal desse título também em letras na cor azul e grifado da cor verde tem “Ciclo 2 - Semana 2”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, na parte superior, escrito em letras na cor vermelha há "Inscreva-se! Link no perfil.” Abaixo há as seguintes informações: “Física - 19/07 - 16h30: Gases ideais, gases reais e temperatura absoluta. Português - 20/07 - 16h: Introdução da morfologia - estrutura e significado das palavras. Matemática - 21/07 - 15h: Conceito de derivada e suas contas. Química - 23/07 - 16h: Estequiometria.” Onde “Física, Português, Matemática e Química” estão escritos em letras na cor verde, e o restante das informações estão escritas em letras na cor azul, as datas e horários são grifadas da cor verde. Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca na vertical, há “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada, o fundo é na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde tem escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas”. Em diagonal desse título também em letras na cor azul e grifado da cor verde tem “Ciclo 2 - Semana 3”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, na parte superior, escrito em letras na cor vermelha há "Inscreva-se! Link no perfil.” Abaixo há as seguintes informações: “Física - 26/07 - 16h30: Primeira lei da termodinâmica. Português - 27/07 - 16h: Alfabetização e letramento: o que é e qual a sua importância em nossa vida acadêmica. Matemática - 28/07 - 15h: Transformações lineares e matrizes de transformações. Química - 30/07 - 16h: Termoquímica.” Onde “Física, Português, Matemática e Química” estão escritos em letras na cor verde, e o restante das informações estão escritas em letras na cor azul, as datas e horários são grifadas da cor verde. Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca na vertical, há “UFSM - CAED - Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada com o fundo na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde está escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas”. Em diagonal com o título, também em letras na cor azul e grifado da cor verde, consta “Ciclo 1 - Semana 1”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, na parte superior, escrito em letras na cor vermelha há "Inscreva-se! Link no perfil.” Abaixo há as seguintes informações: “Física - 21/06 - 16h30: Dinâmica dos fluidos, fluidos reais, viscosidades e turbulências. Português - 22/06 - 16h: Noção de gramática e introdução de sintática e semântica - Frase, período, oração. Matemática - 23/06 - 15h: Espaços vetoriais, base e matriz de mudança de base. Química - 24/06 - 14h: Balanceamento de equações.” Onde “Física, Português, Matemática e Química” estão escritos em letras na cor verde, e o restante das informações estão escritas em letras na cor azul, as datas e horários são grifadas da cor verde. Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM - CED - Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada com o fundo na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde está escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas”. Em diagonal com o título, também em letras na cor azul e grifado da cor verde, consta “Ciclo 1 - Semana 2”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, na parte superior, escrito em letras na cor vermelha há "Inscreva-se! Link no perfil.” Abaixo há as seguintes informações: “Física - 28/06 - 16h30: Gases ideais, gases reais e temperatura absoluta. Português - 29/06 - 16h: Introdução da morfologia - estrutura e significado das palavras. Matemática - 20/06 - 15h: Conceito de derivadas e suas contas. Química - 02/07 - 14h: Estequiometria.” Onde “Física, Português, Matemática e Química” estão escritos em letras na cor verde, e o restante das informações estão escritas em letras na cor azul, as datas e horários são grifadas da cor verde. Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM - CED - Apoio à aprendizagem”.
Descrição da imagem: Imagem quadrada com o fundo na cor cinza escuro. Na parte superior há um retângulo na cor cinza claro onde está escrito em letras na cor azul o título “Cicloficinas”. Em diagonal com o título, também em letras na cor azul e grifado da cor verde, consta “Ciclo 1 - Semana 3”. No centro da imagem há um círculo na cor branca e dentro dele, na parte superior, escrito em letras na cor vermelha há "Inscreva-se! Link no perfil.” Abaixo há as seguintes informações: “Física - 05/07 - 16h30: Primeira lei da termodinâmica. Português - 06/07 - 16h: Alfabetização e letramento: o que é e qual a sua importância em nossa vida acadêmica. Matemática - 07/07 - 15h: Transformações lineares e matrizes de transformações. Química - 09/07 - 16h: Termoquímica." Onde “Física, Português, Matemática e Química” estão escritos em letras na cor verde, e o restante das informações estão escritas em letras na cor azul, as datas e horários são grifadas da cor verde. Na lateral esquerda da imagem, em letras na cor branca há “UFSM - CED - Apoio à aprendizagem”.

2020/2021

Durante as atividades remotas da UFSM, as monitorias de Física, Química, Matemática e Língua Portuguesa e Produção Textual estão acontecendo por agendamento.  Entre em contato com o e-mail cicloficinascaed@gmail.com para agendar um horário por vídeo com um dos monitores.

Na nossa página você encontra algumas dicas e materiais gerais para os estudos e específicos para as áreas de Física, Química e Matemática. Confira AQUI.

 

2019

Divulgando o cronograma de atividades das Cicloficinas: Oficinas Cíclicas de Aprendizagem, que ocorrerão de segunda à sexta-feira, das 17h30 às 19h30, na sala 1219 do prédio 67, sem necessidade de inscrições prévias.

As oficinas revisarão conteúdos de Física nas segundas-feiras, Língua Portuguesa nas terças-feiras, Química nas quartas-feiras e Matemática nas quintas-feiras, além de plantão tira-dúvidas diário. As sextas-feiras estão reservadas para revisões dos conteúdos ministrados nas oficinas e plantão tira-dúvidas.

O primeiro ciclo de oficinas acontecerá durante os meses de setembro e outubro. O acadêmico poderá comparecer em qualquer dia, isoladamente, ou poderá escolher frequentar todo o ciclo de conteúdos, com possibilidade de emissão de certificado no caso de 75% de presença.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-2240

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes