Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Roda de Conversa “Ações Afirmativas: Trajetórias de Vida de Jovens Negros”

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) através da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd) e do Núcleo de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas convida a comunidade acadêmica e a comunidade externa para a Roda de Conversa “Ações Afirmativas: Trajetórias de Vida de Jovens Negros” que faz parte da Programação do Mês da Consciência Negra UFSM 2020 e será realizada no dia 12 de novembro, às 17h. A Roda de Conversa será realizada de forma online, pelo Google Meet e as inscrições podem ser realizadas via formulário, no link: https://docs.google.com/forms/d/1qN_ToLOhvuMnbBjBs-9vKReKikhaJaTiEMvlgbG-Cm0/edit

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: imagem em formato retangular, com o fundo de imagem em tom de bege marrom, matizado com pontos em marrom escuro. Nos ângulos superior direito e inferior esquerdo, há arte gráfica com pinturas típicas africanas, com formas geométricas, em diferentes tons de marrom e amarelo. No ângulo superior esquerdo, há o logo da UFSM 60 Anos, que consiste numa imagem, na cor azul, contendo o número “60”, em letra cursiva, centralizado. O número “6” e o número “0” estão ligados, de maneira que a linha direita que forma o círculo do algarismo “6” forma também o lado esquerdo do algarismo “0”. Na parte inferior do círculo que forma o algarismo “6”, há um “v” invertido, disposto sobre a linha do círculo, formando a letra “A”, de “Ano”. Ao lado do ‘A”, dentro do algarismo zero, que possui uma abertura ao lado esquerdo, estão as letras “n” e “o”, formando assim, em conjunto com os demais traços, a palavra “ano”. A imagem consiste em um trabalho gráfico que junta a representação dos algarismos 6 e 0, com as letras A, N, O e S, formando o logo “UFSM 60 Anos”. No cabeçalho da figura, lê-se “MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA”, “Roda de Conversa:”, “Ações Afirmativas: Trajetórias de Vida de Jovens Negros”, em letras na cor marrom. Abaixo, à esquerda, lê-se: “DEBATEDORE(AS)”. Abaixo, dentro de formatos circulares, há as fotos dos(as) debatedore(as), em sentido horizontal. Primeiramente, à esquerda, há a foto de Elias Cósta de Oliveira, tratando-se de homem de pele negra, cabelo rastáfari, na altura dos ombros, na cor amarela, bigode escuro e expressão sorridente. Veste camisa azul e usa uma corrente prata. O fundo da imagem consiste numa parede azul, tendo à esquerda um quadro pendurado. À direita, há a foto de Suelen Aires Gonçalves, tratando-se de mulher de pele negra, cabelos crespos e expressão sorridente. Veste blusa de lã na cor roxa clara, cachecol roxo e usa óculos de grau. O fundo da foto é a imagem de um parque, em segundo plano. Por fim, a terceira foto é de Vinícius Nahan dos Santos, tratando-se de homem de pele negra, cabelos negros e curtos, com um leve sorriso. Veste paletó e gravata escuros e camisa social branca. O fundo da foto é a imagem de uma sala de atos oficiais, contendo duas bandeiras, sendo uma delas a bandeira nacional brasileira. Os nomes dos(as) debatedores(as) encontram abaixo das fotos. Abaixo, lê-se as informações sobre a realização do evento, “Dia 12 de novembro, às 17 h”. Abaixo, à esquerda, lê-se: “PÚBLICO: COMUNIDADE ACADÊMICA E COMUNIDADE EXTERNA”, “LOCAL: GOOGLE MEET”, “INSCRIÇÕES: VIA FORMULÁRIO”. À direita, lê-se: “MEDIAÇÃO: ROSANE BRUM MELLO”. No ângulo inferior direito, citam-se os idealizadores do evento, com o título “REALIZAÇÃO”, com o brasão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), tendo a sigla da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED) por base, e NÚCLEO DE AÇÕES AFIRMATIVAS SOCIAIS, ÉTNICO-RACIAIS E INDÍGENAS. O brasão da UFSM é formado pelos seguintes elementos: três archotes de fogo, que simbolizam os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão; a flor-de-lis, simbolizando a purificação, e os archotes com a chama do conhecimento, representando a luz que ilumina o caminho para a sabedoria; o brasão, denotando moral e respeito; a frase em latim “Sedes Sapientiae”, que significa sede (lugar, casa) da sabedoria*. *Fonte da descrição do brasão da UFSM: Identidade Visual (https://www.ufsm.br/identidade-institucional/), em 08 de novembro de 2020.