Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dicas de Matemática



Para auxiliar em alguns conteúdos de Matemática, a equipe da Coordenadoria de Ações Educacionais organizou algumas dicas no segundo semestre de 2020. Para você não perder nada, reunimos todas aqui. Confira!

CAED – Apoio à Aprendizagem

Descrição da imagem: Imagem retangular branca com borda em preto, contendo na parte superior a escrita em maiúsculo: “dica de matemática”, onde “dica de” está escrito em branco e “matemática” em amarelo esverdeado. Ao longo de todo o extremo direito está escrito em maiúsculo, em letras brancas, “UFSM-CAED- núcleo de apoio à aprendizagem”. Na parte inferior do retângulo, sobre a borda preta, está escrito em letras brancas, também em maiúsculo, “envie sua dúvida para as cicloficinas:”. Ao lado dessa escrita há um retângulo amarelo esverdeado que contém o seguinte e-mail “cicloficinascaed@gmail.com”, em letras pretas. No fundo na cor branca está escrito, em letras na cor preta: “Sabe aquelas derivadas de funções trigonométricas que são mais complicadas de lembrar? Então… saiba que não é preciso decorar tais derivadas, já que podemos deduzi-las a partir de outras funções “menos complicadas”, usando também a regra do quociente.” Na sequência, para deduzir a derivada de tg(x), é apresentada uma equação matemática que utiliza a regra do quociente. Por fim, a conclusão: “Logo, derivar a função tangente é o mesmo que derivar o quociente. Usa-se a regra do quociente para derivar”.
Descrição da imagem: Imagem retangular branca com borda em preto, contendo na parte superior a escrita em maiúsculo: “dica de matemática”, onde “dica de” está escrito em branco e “matemática” em amarelo esverdeado. Ao longo de todo o extremo direito está escrito em maiúsculo, em letras brancas, “UFSM-CAED- núcleo de apoio à aprendizagem”. Na parte inferior do retângulo, sobre a borda preta, está escrito em letras brancas, também em maiúsculo, “envie sua dúvida para as cicloficinas:”. Ao lado dessa escrita há um retângulo amarelo esverdeado que contém o seguinte e-mail “cicloficinascaed@gmail.com”, em letras pretas. No fundo na cor branca está escrito, em letras na cor preta: “Como podemos integrar funções com módulos? Tais como (expressão matemática). Bom, para isso podemos usar duas propriedades: A primeira é a própria definição de módulo. (expressão matemática). E a segunda é uma propriedade interessante da integral (expressão matemática).”
Descrição da imagem: Imagem retangular branca com borda em preto, contendo na parte superior a escrita em maiúsculo: “dica de matemática”, onde “dica de” está escrito em branco e “matemática” em amarelo esverdeado. Ao longo de todo o extremo direito está escrito em maiúsculo, em letras brancas, “UFSM-CAED- núcleo de apoio à aprendizagem”. Na parte inferior do retângulo, sobre a borda preta, está escrito em letras brancas, também em maiúsculo, “envie sua dúvida para as cicloficinas:”. Ao lado dessa escrita há um retângulo amarelo esverdeado que contém o seguinte e-mail “cicloficinascaed@gmail.com”, em letras pretas. No fundo na cor branca está escrito, em letras na cor preta: “Você sabe o que é uma transformação linear? Bom, basicamente uma transformação linear é uma função T, definida entre os espaços vetoriais P e Q, que possuem duas características: A primeira delas diz respeito a soma, afirmando que, dados X, Y no domínio da mesma (lembrando que domínio de uma função é o conjunto de onde “saem” os pontos, então T(x+y) = T(x)+T(y), ou seja, a transformação da soma dos termos pode ser “quebrado” na soma das transformações. A segunda diz respeito da multiplicação por um escalar (apresentação de exemplo). Lembrando que, quando o escalar está dentro de T ele está multiplicando um termo do domínio, e quando está fora de T, está multiplicando um tempo do contradomínio (ou a chegada da função)”.
Descrição da imagem: Imagem retangular branca com borda em preto, contendo na parte superior a escrita em maiúsculo: “dica de matemática”, onde “dica de” está escrito em branco e “matemática” em amarelo esverdeado. Ao longo de todo o extremo direito está escrito em maiúsculo, em letras brancas, “UFSM-CAED- núcleo de apoio à aprendizagem”. Na parte inferior do retângulo, sobre a borda preta, está escrito em letras brancas, também em maiúsculo, “envie sua dúvida para as cicloficinas:”. Ao lado dessa escrita há um retângulo amarelo esverdeado que contém o seguinte e-mail “cicloficinascaed@gmail.com”, em letras pretas. No fundo na cor branca está escrito, em letras na cor preta: “O que é dimensão em álgebra linear? Bom, basicamente a dimensão de um espaço vetorial U é quantidade de vetores na base, ou seja, a quantidade mínima de vetores L.I que conseguem gerar o espaço U. Por exemplo, a dimensão do espaço vetorial R³é 3, já que o conjunto. B={(1,0,0),(0,1,0),(0,0,1)} é uma base para R³e possui três elementos.”
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-391-3901

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes