Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED

Roda de Conversa: O Pensamento Decolonial na Educação: Perpectivas de mudanças

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) através da Coordenadoria de Ações Educacionais (CAEd)-PROGRAD e da Subdivisão de Ações Afirmativas Sociais, Étnico-Raciais e Indígenas convida a comunidade acadêmica e a comunidade externa para a Roda de Conversa: O Pensamento Decolonial na Educação: Perspectivas de mudança, que será realizada no dia 20 de julho, às 17h. A Roda de Conversa será realizada de forma online, pelo Google Meet e as inscrições podem ser realizadas via formulário, no link: https://forms.gle/tJsHi1q4sj2je5f49

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: cartaz de divulgação de evento, em formato quadrado, com fundo na cor amarela e em tons de marrom. Majoritariamente sobre a parte amarela, há um desenho de traços infantis, com imagens do sol, caravelas, estrelas, lua, coordenadas geográficas e da Linha do Equador. Do ângulo inferior esquerdo, sobreposto à parte amarela, há a imagem de um quarto de círculo, na cor marrom clara. No ângulo superior direito, há a imagem de um globo, há uma imagem circular, também na cor marrom clara. Ao centro, na parte superior, sobre uma figura que remete a um círculo, de cor marrom, tom médio, lê-se: “Roda de conversa”, “O Pensamento Decolonial na Educação: Perspectivas de mudança”. A inscrição está em letras na cor branca. Essa figura possui, em baixo, uma borda marrom mais escura, o que seria parte de outra figura, subposta à primeira. Abaixo, lê-se: “Debatedores(as)”. Abaixo, há as fotos dos dois painelistas. À esquerda, há a foto do Doutorando em Educação da UFSM, Paulo Roberto Marques. Trata-se de homem negro cabelos pretos e crespos usando cavanhaque; à direita, há a foto da Doutoranda em Ciências Sociais da UFSM, Bruna Troitinho, tratando-se de mulher negra de pele clara, cabelos cacheados e escuros, que usa blusa na cor roxa e sorri. A identificação do(a)s debatedor(a)s encontra-se à direita da foto, dentro de um retângulo na cor marrom escura. Abaixo da foto de debatedor, dentro de outro retângulo marrom escuro, lê-se: “Mediação: Priscila dos Santos Peixoto e Rosane Brum Mello”. Abaixo da foto da debatedora, dentro de um retângulo marrom escuro também, lê-se” “DATA: 20 /07 – HORÁRIO: 17H, LOCAL: GOOGLE MEET, INSCRIÇÕES VIA FORMULÁRIO”. Abaixo, ao centro, há o brasão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), formado pelos seguintes elementos: três archotes de fogo, que simbolizam os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão; a flor-de-lis, simbolizando a purificação, e os archotes com a chama do conhecimento, representando a luz que ilumina o caminho para a sabedoria; o brasão, denotando moral e respeito; a frase em latim “Sedes Sapientiae”, que significa sede (lugar, casa) da sabedoria*. O brasão está circundado pela inscrição Universidade Federal de Santa Maria, tendo na base o ano 1960. À direita, há novamente o brasão, junto da inscrição “UFSM”, “Coordenadoria de Ações Educacionais”, “CAEd-PROGRAD” e, na sequência, no mesmo sentido horizontal, “SUBDIVISÃO DE AÇÕES AFIRMATIVAS SOCIAIS, ÉTNICO-RACIAIS E INDÍGENAS”. Fonte da descrição: Identidade Visual (https://www.ufsm.br/identidade-institucional/), em 12 de julho de 2021.