Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

O Uso de Tecnologias Móveis (Tablets), no Processo de Ensino-Aprendizagem Com Crianças e Adolescente em Tratamento Oncológico

  • Número de registro no SIE: 036324
  • Status: em andamento
  • Coordenadora: Profª. Karla Marques da Rocha (Depto de Metodologia de Ensino – MEN)
  • Co-orientadores:
  • Cláudia Fumaco Vitali,
  • Carlos Eduardo Weizenmann,
  • Jaqueline Müller
Objetivo Geral

Estudar as contribuições do uso de tecnologias móveis, especialmente os tablets, no processo de ensino aprendizagem com crianças e adolescente em tratamento oncológico.

Resumo do projeto

O uso de tecnologias móveis é cada vez mais presente na nossa vida, tanto para atividades rotineiras como para atividades relacionadas a educação. Sob esse enfoque, o projeto tem o objetivo de estudar as contribuições do uso de tecnologias móveis, especialmente os tablets, como recurso que possibilita novas metodológias para proporcionar a alfabetização digital e sensibilização da língua espanhola, com crianças e adolescente em tratamento oncológico. Dentro dessa perspectiva, serão desenvolvidas oficinas, com inserção e iniciação às tecnologias, alfabetização digital e sensibilização da língua espanhola. Constituir-se-á um Ambiente de Ensino aprendizagem, para auxiliar a interação e colaboração entre o grupo. O produto final, portanto, será um repositório com materiais didáticos para que as crianças e adolescentes, externos ao grupo focal, possam utilizar os recurso trabalhados. Um livro digital também será organizado, visando dar “vida” a vida que está sob condições especiais.

Atividades desenvolvidas

Oficinas pedagógicas, entrevistas, elaboração de uma revista digital, elaboração de um repositório virtual, blog pedagógico.

Principais Resultados

Levar os tablets para um ambiente hospitalar, com crianças que estão em tratamento oncológico é uma maneira de analisar em que medida os dispositivos móveis contribuem para o processo educacional, bem como se a mobilidade pode auxiliar e aproximar essas crianças às atividades próprias da etapa de desenvolvimento que se encontram e que muitas vezes foram “afastadas”. O Tablet, como pode-se perceber, auxilia as metodologias de ensino-aprendizagem, tornando-se um artefato tecnológico de grande importância, pois está inovando a maneira como essas crianças acessam às informações.