Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Orientações

Pedagogia

Abrange aspectos referentes à organização do estudante em seu curso e na universidade, assim como, o acompanhamento e orientação para a organização e cumprimento das atividades acadêmicas.

Psicologia

Busca promover um espaço de acolhimento e escuta, auxiliando na identificação e superação de questões psicológicas que podem afetar a aprendizagem e a adaptação à universidade. Para tanto, é oferecido atendimento individual aos estudantes, bem como atividades grupais de cunho informativo e preventivo.

Psicopedagogia

Utiliza diferentes técnicas para ajudar os estudantes a lidar com dificuldades relacionadas à rotina de estudo, estilos de aprendizagem e organização, que interferem em seu processo de aprendizagem e bom aproveitamento acadêmico. Procura orientar o estudante quanto a sua forma de estudar, seu local de estudo, as estratégias de que poderá utilizar-se para aprender, se tornando agente de seu próprio conhecimento.

Orientação Profissional

Propõe formas para que o estudante se conheça, percebendo suas identificações e singularidades, analisando suas determinações para melhor organizar seus projetos de vida. Procura-se situar o jovem no mundo da profissão, do trabalho, buscando minimizar dúvidas e inquietações relacionadas ao profissional.

* Para solicitar atendimento em uma das áreas listadas, será necessário preencher o formulário disponível em SERVIÇOS.

Para a realização de pesquisas no Núcleo, é necessário o encaminhamento dos seguintes documentos:

I – Projeto/minuta, registrado no gabinete de Projetos da Unidade Universitária, que será enviado ao comitê de ética, com identificação da instituição, do pesquisador e do orientador (com telefone e e-mail de ambos para contato);

II – Solicitação do orientador de pesquisa, com justificativa para pesquisa no setor;

III – Termo de consentimento para os participantes da pesquisa (disponível nos documentos do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM –   http://nucleodecomites.ufsm.br/index.php/cep/orientacoes-gerais);

IV – Autorização Institucional que deverá ser solicitada ao responsável pelo setor (disponível nos documentos do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM –  http://nucleodecomites.ufsm.br/index.php/cep/orientacoes-gerais).

Após a entrega dos documentos, o pedido será analisado pelo chefe do Núcleo de Apoio à Aprendizagem e a resposta será dada em até 10 dias úteis.

– Estudar exige disciplina, motivação e método. Por isso, listamos alguns pontos que você deve considerar quando for estudar. Para acessar, CLIQUE AQUI.

– Não consegue estudar? Será que você precisa de ajuda psicológica? Preparamos um material em que você encontrará alguns sinais de que seu sofrimento é passível de acompanhamento psicológico. ACESSE AQUI.

– Ter um cronograma é o básico para a organização acadêmica. O cronograma ajuda a manter a rotina de estudos e também desenvolver o hábito de estudar. Além do cronograma, ter um local organizado facilita o estudo, pois você evita perder tempo procurando materiais. Isso agiliza seu aprendizado e diminui a possibilidade de procrastinação. Para saber um pouco mais sobre rotina de estudos, CLIQUE AQUI

– Você tem um estudante com deficiência em sua turma e não sabe como auxiliá-lo? Nós preparamos um material com algumas sugestões de adaptações para estes estudantes. ACESSE AQUI.

– O gerenciamento de tempo é um processo de planejamento e execução do controle consciente sobre a quantidade de tempo dispensada com atividades específicas, visando aumentar a sua eficiência e produtividade. Por isso, organizamos um material com dicas para gerenciar melhor o seu tempo. Para acessar, CLIQUE AQUI. 

– Algumas orientações para estudar em casa: organização, silêncio, horários adequados, estabelecimento de metas e sistematização ajudam. Saiba mais acessando o link: http://super.abril.com.br/cotidiano/como-estudar-sozinho-casa-681879.shtml 

– Reflita sobre seus hábitos de estudo, a maneira, o lugar e o tempo que dedica às tarefas acadêmicas. Planeje, estabeleça metas e garanta um semestre de estudo com efetivos ganhos para a sua aprendizagem pessoal e profissional. 

– Com tantas atividades na semana você tem dificuldades para seguir uma rotina? Uma boa orientação é utilizar uma tabela com seus horários. No link a seguir você encontra uma tabela para baixar. Bons estudos! Tabela meus horários.

 – Preparamos algumas dicas que podem colaborar para minimizar o sono no momento de estudar  para as provas, fazer trabalhos ou em sala de aula. Mas lembre-se de que uma boa noite de sono é  essencial para enfrentar a correria do dia a dia do estudante universitário. Por isso, confira: Dicas para diminuir o sono.