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Orientações

Pesquisas na CAED

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAÇÃO DE DADOS CAED PARA PESQUISA:

  • Projeto/minuta, registrado no gabinete de Projetos do Centro e com aprovação do comitê de ética, com identificação da instituição, do pesquisador e do orientador (com telefone e e-mail de ambos para contato);
  • Solicitação do orientador de pesquisa, com justificativa para pesquisa no setor;
  • Termo de consentimento para os participantes da pesquisa (disponível nos documentos do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM – http://nucleodecomites.ufsm.br/index.php/cep/orientacoes-gerais);
  • Autorização Institucional que deverá ser solicitada ao responsável pela CAED (disponível nos documentos do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM – http://nucleodecomites.ufsm.br/index.php/cep/orientacoes-gerais);
  • Após a entrega dos documentos, o pedido será analisado pela equipe da CAED e a resposta será dada em até 10 dias úteis.
Cursos

Programa Abdias Nascimento

Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento

 

Cursos de Aperfeiçoamento em atendimento educacional especializado para o estudante com altas habilidades/superdotação

Projeto

Ficha técnica

INSCRIÇÃO ALUNOS PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Período de inscrição: de 18/09 a 08/10/2017

Orientações para inscrição

Link para inscrição, clique aqui.

Ofício 1 – DECLARAÇÃO E TERMO DE RESPONSABILIDADE

Ofício 2 – OFÍCIO DIRIGENTE DE EDUCAÇÃO

 

Curso de formação para a inclusão educacional 

Trata-se de Curso de Formação para o desenvolvimento de ações pedagógicas com vistas a discussão dos processos de inclusão educacional. O curso é composto de oito Módulos, a saber: 1) Núcleo de Tecnologia Educacional Instrumentalização ao ambiente Moodle; 2) Políticas Públicas para a Inclusão no Ingresso de Ensino Superior, Técnico e Tecnológico e Ações Educacionais (COPA/PORGRAD e CAED); 3) Políticas educacionais de inclusão: pessoa com deficiência, problemas de aprendizagem e o apoio especializado na UFSM; 4) Deficiência visual: características, principais métodos de ensino a aprendizagem, audiodescrição; 5) Deficiência auditiva e surdez, tradução interpretação; 6) Deficiência intelectual, autismo e AHSD: conceitos e características; 7) Tecnologias assistivas: adequação de materiais didáticos, de mobiliários e outras tecnologias e 8) Encerramento/avaliação Seminário. O público alvo do curso são os servidores da UFSM. O curso foi estruturado com oito módulos compostos de 12 horas (8 horas à distância e 4 horas presenciais). Total de horas do curso: 96 horas.

Projeto