Pesquisas na CAED
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SOLICITAÇÃO DE DADOS CAED PARA PESQUISA:
- Projeto/minuta, registrado no gabinete de Projetos do Centro e com aprovação do comitê de ética, com identificação da instituição, do pesquisador e do orientador (com telefone e e-mail de ambos para contato);
- Solicitação do orientador de pesquisa, com justificativa para pesquisa no setor;
- Termo de consentimento para os participantes da pesquisa (disponível nos documentos do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM – http://nucleodecomites.ufsm.br/index.php/cep/orientacoes-gerais);
- Autorização Institucional que deverá ser solicitada ao responsável pela CAED (disponível nos documentos do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM – http://nucleodecomites.ufsm.br/index.php/cep/orientacoes-gerais);
- Após a entrega dos documentos, o pedido será analisado pela equipe da CAED e a resposta será dada em até 10 dias úteis.
Formulários
Para ter acesso aos formulários, clique em cima do título:
Solicitação de Adaptação de textos
Solicitação de Entrega de Almoço para pessoas com deficiência
Cursos
Programa Abdias Nascimento
Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento
Cursos de Aperfeiçoamento em atendimento educacional especializado para o estudante com altas habilidades/superdotação
INSCRIÇÃO ALUNOS PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ESTUDANTE COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Período de inscrição: de 18/09 a 08/10/2017
Link para inscrição, clique aqui.
Ofício 1 – DECLARAÇÃO E TERMO DE RESPONSABILIDADE
Ofício 2 – OFÍCIO DIRIGENTE DE EDUCAÇÃO
Curso de formação para a inclusão educacional
Trata-se de Curso de Formação para o desenvolvimento de ações pedagógicas com vistas a discussão dos processos de inclusão educacional. O curso é composto de oito Módulos, a saber: 1) Núcleo de Tecnologia Educacional Instrumentalização ao ambiente Moodle; 2) Políticas Públicas para a Inclusão no Ingresso de Ensino Superior, Técnico e Tecnológico e Ações Educacionais (COPA/PORGRAD e CAED); 3) Políticas educacionais de inclusão: pessoa com deficiência, problemas de aprendizagem e o apoio especializado na UFSM; 4) Deficiência visual: características, principais métodos de ensino a aprendizagem, audiodescrição; 5) Deficiência auditiva e surdez, tradução interpretação; 6) Deficiência intelectual, autismo e AHSD: conceitos e características; 7) Tecnologias assistivas: adequação de materiais didáticos, de mobiliários e outras tecnologias e 8) Encerramento/avaliação Seminário. O público alvo do curso são os servidores da UFSM. O curso foi estruturado com oito módulos compostos de 12 horas (8 horas à distância e 4 horas presenciais). Total de horas do curso: 96 horas.