Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Rede de Leitura Inclusiva – GT Centro-RS

  • Status: Em andamento
  • Coordenadora: Fundação Dorina Nowill de São Paulo
  • Mediadores locais: 
  •         Assistente Administrativo Cristian Evandor Sehnem (Núcleo de Acessibilidade),
  •         Arquivista Cristina Strohschoen dos Santos (Sessão de Processamento Técnico e Pesquisas – DAG

Atualmente, o GT Centro-RS da Rede de leitura Inclusiva possui 82 participantes, dentre Representantes de entidades sociais, Estudantes Universitários, Servidores Públicos, Educadores, Bibliotecários e outros.

Resumo do Projeto

Desde junho de 2013, grupos de trabalho formados por educadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais vem sendo formados em diversos estados. Eles se reúnem para levantar os desafios e necessidades, refletir sobre as potencialidades locais e trocar experiências. Durante as reuniões, são estimulados a elaborar um plano de ação em rede para fortalecer as iniciativas que já existem além de criar novas, sempre tendo como tema o livro, a leitura e biblioteca sob a perspectiva da inclusão das pessoas com deficiência.
O primeiro passo para o desenvolvimento da rede é o reconhecimento do cenário e mapeamento das principais iniciativas já desenvolvidas. Cada grupo tem autonomia para atuar de acordo com a sua realidade. A ideia é que todos os estados brasileiros participem, incentivando o acesso à informação e a democratização da leitura!
A iniciativa é formada por pessoas e organizações e por isso só pode acontecer com o apoio e comprometimento dos participantes. A atuação em rede permite o fortalecimento do vínculo entre as instituições locais, valorizando as iniciativas existentes e emergindo novas ações no âmbito do livro, leitura e bibliotecas, que considerem de maneira verdadeira a inclusão das pessoas com deficiência.

Objetivos Gerias

Mobilizar e estreitar o relacionamento entre educadores, mediadores de leitura, governos, agentes de bibliotecas e de organizações sociais, para disseminar a leitura inclusiva pelo Brasil e aproximar a pessoa com deficiência do mundo da leitura.

Atividades desenvolvidas
  • Neste momento o GT Centro-RS da Rede de Leitura Inclusiva tem atuado na partilha de informações e ações individualizadas para a inclusão de pessoas com deficiência, através de um grupo eletrônico. Para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência 2016, entre 21 e 28 de agosto, há a previsão de, pelo menos, uma ação concreta neste período.