Ir para o conteúdo CAED Ir para o menu CAED Ir para a busca no site CAED Ir para o rodapé CAED
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre o Núcleo

O Núcleo tem como foco a aprendizagem e a conclusão de curso dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, visando contribuir para o enfrentamento de dificuldades no contexto universitário e o melhor aproveitamento acadêmico. Trabalha com orientações e discussões de questões pertinentes ao processo educativo, de cunho emocional e pedagógico, como forma de sugerir possibilidades de superação das dificuldades encontradas, contribuir para que os estudantes aproveitem ao máximo suas potencialidades e favorecer os processos de ensino, aprendizagem e educação continuada.

Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão a partir de uma abordagem interdisciplinar, com ênfase na aprendizagem. Oferece:

  • Atendimento psicológico;
  • Atendimento pedagógico e psicopedagógico;
  • Grupos terapêuticos;
  • Monitorias nas áreas de Física, Química, Matemática, Língua Portuguesa e Produção Textual;
  • Orientações;
  • Palestras e minicursos na área da educação e saúde mental.

 

Objetivos:

Orientar e assistir a comunidade universitária por meio de uma abordagem interdisciplinar de promoção, potencialização, qualificação e ressignificação dos processos de ensino e aprendizagem.

 

Público-alvo:

– Atendimento psicológico, pedagógico e psicopedagógico, assim como, Grupos terapêuticos: estudantes regularmente matriculados em cursos de nível básico, técnico, tecnológico, graduação ou pós-graduação da UFSM;

– Monitorias: estudantes regularmente matriculados em cursos de nível básico, técnico, tecnológico ou graduação da UFSM;

– Orientações: professores e técnicos administrativos em educação da UFSM;

– Minicursos e palestras: professores, técnicos administrativos em educação, estudantes e comunidade externa.

 

Áreas de atuação:

Pedagogia

Abrange aspectos referentes à organização do estudante em seu curso e na universidade, assim como, o acompanhamento e orientação para a organização e cumprimento das atividades acadêmicas.

Psicologia

Busca promover um espaço de acolhimento e escuta, auxiliando na identificação e superação de questões psicológicas que podem afetar a aprendizagem e a adaptação à universidade. Para tanto, é oferecido atendimento individual aos estudantes, bem como atividades grupais de cunho informativo e preventivo.

Psicopedagogia

Utiliza diferentes técnicas para ajudar os estudantes a lidar com dificuldades relacionadas à rotina de estudo, estilos de aprendizagem e organização, que interferem em seu processo de aprendizagem e bom aproveitamento acadêmico. Procura orientar o estudante quanto a sua forma de estudar, seu local de estudo, as estratégias de que poderá utilizar-se para aprender, se tornando agente de seu próprio conhecimento.