Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Graduação

É o processo seletivo de aluno especial de graduação que, sem gerar vínculo com a UFSM, permite aos portadores de diploma de graduação frequentarem algumas disciplinas em curso(s) de graduação (até um total de 10 disciplinas de um mesmo currículo). 

A seleção para Aluno Especial I é feita pelos Departamentos Didáticos, através de edital, o qual descreve as normas para inscrição, seleção e análise documental classificatória dos candidatos. 

As vagas destinadas a esses alunos são aquelas resultantes de saldo positivo, em função de os alunos regulares da UFSM não terem ocupado tais vagas em suas matrículas. Por essa razão, a classificação para Aluno Especial I ocorre sempre após o início do semestre letivo, já que é necessário avaliar as vagas ociosas em disciplinas.

É o processo seletivo de aluno especial de graduação que permite a matricula em até 03 (três) disciplinas (Graduação) por semestre letivo. 

O requisito básico para requerer disciplinas como Aluno Especial II é ter idade mínima de 55 anos no ato da matrícula. Os alunos matriculados na modalidade em apreço não estarão sujeitos à avaliação e frequência regimentais; ao cabo do semestre letivo, aqueles que apresentarem frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) terão direito à Certificado de Participação. 

As datas relativas a solicitação de disciplinas e matrícula estão previstas no Calendário Acadêmico UFSM.