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Dispensa de Disciplinas

O sistema virtual de dispensa de disciplina de graduação está disponível no portal do aluno na aba“ALTERAÇÃO CURRICULAR” e pode ser usado por acadêmicos interessados em solicitar a dispensa de disciplinas cursadas em cursos de mesmo nível ou de nível superior, internos ou externos à UFSM. Acesse o   manual aqui para saber como solicitar a dispensa via portal do aluno.

ATENÇÃO

  • As coordenações de curso devem acompanhar desde já os pedidos de dispensa de disciplinas, por meio de suas caixas postais individuais, no sistema Web da UFSM.
  • A implementação da dispensa de disciplinas de graduação por autodidatismo e de ACG (atividades complementares de graduação) no ambiente virtual encontra-se em fase final de desenvolvimento. Portanto, continuam sendo solicitadas e processadas pelo método até agora utilizado. 
  • A nova resolução sobre os processos de dispensa de disciplinas de graduação, autodidatismo e outras formas pode ser vista no link a seguir. Resolução N. 025.2017 – DISPENSA DE DISCIPLINAS DE GRADUAÇÃO

Sim, existe. No Calendário Acadêmico da UFSM do ano corrente consta a data limite para chegada ao DERCA dos pedidos de dispensa de disciplina, os quais são enviados pelas coordenações de curso.

De acordo com a Instrução Normativa nº 01/2013, os autodidatas interessados na obtenção de aproveitamento de estudos que apresentarem conhecimentos adquiridos por prática sistemática, a exemplo de proficiência em línguas – informática e/ou outros conteúdos, poderão solicitar avaliação específica, aplicada por Banca Examinadora, especialmente designada para esse fim. Cabe ao departamento no qual estiver(em) lotada(s) a(s) disciplina(s) definir a banca examinadora mediante requerimento do interessado. A decisão avaliativa da banca examinadora, atestando o aproveitamento de estudos, será encaminhada pelo Departamento Didático à PROGRAD, PRPGP ou à Coordenadoria de Ensino Médio, conforme o caso, para o devido registro no histórico escolar do aluno.

– O deferimento/indeferimento da solicitação de dispensa é prerrogativa de cada Curso, cabendo ao DERCA apenas o registro no histórico escolar de cada estudante;

– Quando se tratar de documentos oriundos de instituições estrangeiras, os mesmos deverão estar acompanhados das respectivas traduções oficiais, bem como da forma de avaliação (nota/conceito) utilizada naquelas instituições;

– Em caso de disciplinas em que os alunos já estejam matriculados antes do pedido de dispensa, orienta-se que, enquanto não for lançado no sistema o aproveitamento/dispensa, o aluno deverá cursar normalmente a disciplina;

– Somente constará no histórico escolar a nota da disciplina dispensada se o código e a nomenclatura da disciplina cursada for idêntico, caso contrário, constará “dispensado/aproveitamento sem nota”;

– Para evitar atrasos no lançamento das dispensas deferidas, é importante o preenchimento correto do formulário de dispensa: número de matrícula e nome do aluno, código e nome do curso, código e nome da disciplina a ser dispensada e, em determinados casos, carga horária a ser lançada.