Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Diplomas de Graduação

Não, o certificado de conclusão de curso é o documento que comprova o término do curso pelo aluno e também informa a data em que o aluno colou de grau, mas é um documento mais simples que o diploma e tem caráter transitório; ou seja, até que o diploma fique pronto. O diploma é um documento completo, assinado pelo Mg. Reitor da UFSM e pelo Diretor do DERCA, o qual comprova a conclusão, informa a lei de reconhecimento do curso,  data de conclusão e colação de grau e tem número de registro.  

Não é necessário solicitar, pois funciona assim: primeiro, você deve concluir todas as disciplinas do curso, participar da cerimônia de colação de grau e, durante o evento, assinar a ata de formatura. Depois disso, a Coordenação do Curso enviará uma cópia autenticada da ata de formatura ao DERCA, onde constará a sua assinatura. A partir desse documento o Departamento vai emitir o seu Diploma e de todos aqueles alunos que assinaram a ata e que integralizaram a carga horária (PPC) do curso. 

A primeira via do diploma não tem custo algum para o diplomado.

O MEC (Ministério da Educação) não estipula prazo para emissão do diploma nas Universidades brasileiras. Entretanto, o DERCA sugere que o aluno que colou grau entre em contato a partir de 30 dias, após a chegada da ata de formatura ao DERCA. Vale lembrar que esse prazo médio é para aqueles alunos que estão com todas as notas lançadas, carga horária exigida integralizada, que estejam em dia com o Exame do ENADE (caso o curso tiver sido enquadrado e o aluno tenha sido inscrito para fazer o exame no respectivo ano) e a documentação pessoal esteja atualizada.  

Para os Cursos de Graduação, por enquanto, a maneira de ter certeza que o diploma já está disponível para a retirada é entrando em contato com o DERCA, pessoalmente, ou por telefone. O prazo médio de expedição é de 30 dias após a chegada da ata de formatura ao DERCA. Transcorridos 30 dias da chegada da Ata de Colação de Grau ao DERCA, você pode entrar em contato com o Departamento para verificar se o diploma está disponível. Para mais informações, ligue (55) 3220 8119.

A demora na expedição do diploma pode estar relacionada a:

– O DERCA não ter recebido a ata de formatura vinda do Curso de Graduação;
– Não terem sido lançadas alguma de suas notas, o que faz com que não sejam contabilizadas as cargas horárias no sistema;
– Não ter sido enviado ao DERCA requerimento de dispensa de disciplina ou ter sido enviado extemporâneamente ao  DERCA, comprometendo, desta forma, o registro da dispensa no SIE;
– Falta de algum documento necessário ao Processo Administrativo de expedição do diploma como por exemplo: RG, HISTÓRICO ESCOLAR E CERTIFICADO DE CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO, etc;
– Irregularidade com relação ao ENADE;
– Estar aguardando assinaturas das autoridades competentes no Diploma ou o registro de seu número em livro. 

Para saber exatamente o que está atrasando a expedição do seu diploma, você deve entrar em contato com a Coordenadoria de Registros Gerais, telefone (055) 3220 8120.

Não, porque a assinatura faz parte do processo de expedição do diploma. Todo o trajeto dos diplomas é controlado pelos servidores do DERCA, os quais são os responsáveis pelo documento enquanto ele não é entregue ao aluno. Documentos inacabados não saem do DERCA se não pelas mãos do servidor responsável, e com os devidos protocolos e registro de trâmite.

O local para a retirada do diploma é o setor de expediente do Derca, prédio 48D, térreo, UFSM campus de Camobi (Santa Maria – RS). Recomendamos, especialmente se você vem de outra cidade para retirar o seu diploma, que ligue antes para saber se o diploma está disponível. O telefone para verificar isso é (55) 3220 8119. É necessário um apresentar um documento de identificação oficial com foto para retirar o diploma. 

Os diplomas não deixam o DERCA sem autorização do graduado. Considerando que cada diploma tem um número de registro e não pode ser expedido duas vezes, salvo exceções previstas em Lei, tomamos o máximo de cuidado para preservar esse documento no DERCA.

Sim, desde que a pessoa traga consigo uma autorização do diplomado, com firma reconhecida em cartório e um documento pessoal que a identifique junto ao  DERCA como sendo a pessoa autorizada a retirar o diploma. O modelo dessa autorização você pode conseguir clicando aqui.

É preciso, sob a forma de Processo Administrativo,  encaminhar ao Gabinete do Reitor um requerimento dizendo das razões que determinaram a solicitação da expedição de uma segunda via do Diploma; ao requerimento devem ser anexadas cópias da certidão de nascimento ou casamento, cópia do RG (frente e verso), cópia do CPF e comprovante do pagamento da taxa de R$94,00(noventa e quatro reais). A expedição de uma segunda via de diploma torna nula a primeira via.

Clique aqui para saber sobre o procedimento completo para solicitar emissão da 2ª via do Diploma de graduação