Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Diplomas e Certificados de Pós-Graduação

Após a defesa e adaptações propostas pela Banca Examinadora, a Coordenação do Curso envia a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa – PRPGP a ata de defesa, que posteriormente é encaminhada ao DERCA. Após a chegada da ata de defesa ao DERCA, o prazo médio para a expedição do diploma é de aproximadamente 40 dias.

Ao se processar a ata de defesa, o então egresso, receberá email automático com o link do certificado de conclusão de curso. Assim que o diploma estiver pronto para a retirada no DERCA, receberá um segundo e-mail automático do sistema informando isso. Sempre verifique a sua caixa de spam. Para retirar o diploma, você deverá comparecer ao DERCA com um documento de identificação oficial com foto. 

Sim, desde que a pessoa traga consigo uma autorização do diplomado, com firma reconhecida em cartório e um documento para que ela possa se identificar no DERCA como sendo aquela autorizada a levar o diploma. O modelo dessa autorização você pode conseguir clicando aqui.

O interessado pela urgência deverá preencher o formulário de solicitação de urgência de emissão de diploma e anexar a documentação comprobatória da urgência. Em seguida, deverá levá-lo à Secretaria do curso para homologação (assinatura e carimbo) da Coordenação/Secretaria do Curso, para depois ser anexado ao memorando com a ata de defesa para encaminhamento à PRPGP e posterior envio ao DERCA.Os motivos mais comuns reconhecidos como urgência para a expedição do diploma são os que constam no formulário, listados abaixo, sendo aceitos outros movidos, desde que comprovados:

Aprovação/Posse em Concurso Público;

Para progressão/titulação externa à UFSM (para servidores da UFSM deverá ser usada a ata de defesa homologada pela Coordenação do PPG/CPG);

Para ingresso em Curso de outra IES.