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Procedimento

Informamos a todos os docentes da UFSM que, conforme o memorando circular 02/2017 DERCA, as solicitações de liberação do sistema para lançamento e/ou alteração de notas referentes aos semestres anteriores ao vigente, bem como solicitações de encerramento de turmas, devem ser realizadas somente através do e-mail:  dercaufsm.notas@gmail.com

1)     O lançamento das notas, mesmo de semestres anteriores, continua sendo atribuição do docente;

2)     No semestre corrente, respeitado o prazo previsto no Calendário Acadêmico vigente, o docente pode lançar, encerrar as notas e, até mesmo, retornar a disciplina para lançamento de notas;

3)   Os alunos de semestres anteriores que estiverem em situação de “matrícula” na disciplina podem ter suas notas lançadas e salvas pelo docente, mas o encerramento da turma deve ser solicitado ao DERCA, conforme orientado anteriormente;

4)     A antecipação do encerramento de turmas ou de alunos deverá ser solicitada à PRPGP ou PROGRAD para análise e parecer;

5) No caso de retificação de notas de alunos de pós-graduação que foram REPROVADOS na disciplina, será necessária solicitação à PRPGP para análise e parecer.

Solicitar liberação do sistema para lançamento ou alteração de notas pelo email dercaufsm.notas@gmail.com, informando os seguintes dados:

a) Código e nome da disciplina

b) Turma

c) Ano e Semestre

d) Nome(s) do(s) aluno(s) que necessita(m) ser liberado(s)

Efetuar o lançamento e/ou alteração de nota

Solicitar o encerramento de turma pelo email dercaufsm.notas@gmail.com, informando os dados conforme orientação a seguir: 

a) Código e nome da disciplina

b) Turma

c) Ano e semestre

As notas/conceitos dos alunos matriculados fora de prazo, passíveis de gerarem reprovação por frequência, deverão ser lançadas pelo Portal do Professor, mas o seu encerramento deverá ser solicitado por e-mail ao DERCA. Esclarecemos que não é possivel registrar presença do aluno no Portal do Professor referente a período anterior ao seu ingresso na turma.

Para o lançamento da situação “INCOMPLETO”, o docente deverá, primeiro, lançar no Portal do Professor uma nota/conceito para o aluno, o que habilitará o campo “Incompleto – (Sit. 6)”, que permitirá efetivar a ação.