Aluno Especial de Pós-graduação

ALUNO ESPECIAL I PÓS-GRADUAÇÃO

A seleção para Aluno Especial I PG é feita pelas Coordenações dos Cursos, segundo edital, o qual descreve as normas para inscrição, seleção e análise documental classificatória dos candidatos. As vagas destinadas a esses alunos são aquelas resultantes de saldo positivo, em função de os alunos regulares da UFSM não terem ocupado tais vagas em suas matrículas. Por essa razão, a classificação para Aluno Especial I PG ocorre sempre após o início do semestre letivo, já que é necessário avaliar as vagas ociosas em disciplinas. Veja a seguir quem pode se candidatar:

I – discentes de graduação de qualquer IES com, no mínimo, setenta e cinco por cento
dos créditos necessários à conclusão do seu curso e participantes de projeto de pesquisa
aprovados no âmbito da Instituição, cabendo ao coordenador do projeto a responsabilidade
pela solicitação com as devidas justificativas à coordenação;
II – discentes vinculados a programas de pós-graduação de outras IES nacionais ou
estrangeiras, cabendo à coordenação do programa de origem do discente a responsabilidade
pela solicitação à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM;
III – portadores de diploma de curso superior, participantes de projeto de pesquisa
pela solicitação à Coordenação do Programa de Pós-Graduação da UFSM; e
IV – servidores portadores de diploma de curso superior da Instituição e de outras IES,
cabendo ao chefe imediato a responsabilidade pela solicitação à coordenação.

Salvo para os estudantes vinculados a Programas de Pós-Graduação de outras IES, a matrícula especial em disciplinas de pós-graduação é limitada a uma disciplina por semestre para cada aluno e, no máximo, a duas matrículas especiais em um programa de pós-graduação. O aluno poderá fazer disciplinas, no máximo, em dois programas distintos, podendo totalizar, em  quatro  semestres distintos, quatro disciplinas como aluno especial na Instituição.  A seleção para Aluno Especial I PG é  feita pelas  Coordenações  dos Cursos, segundo edital, o qual  descreve as  normas para inscrição, seleção e  análise  documental classificatória dos candidatos.  As vagas destinadas a esses alunos são aquelas resultantes de saldo positivo, em função   de os alunos regulares da UFSM não terem ocupado tais vagas em suas matrículas. Por essa razão, a classificação para Aluno Especial I ocorre sempre após o início do semestre letivo, já que é necessário avaliar as vagas ociosas em disciplinas.

ler: Regimento de Pós Graduação – UFSM – Resolução 015/2014. (art. 57)