Publicação de Editais para Ingresso/Reingresso e Transferências

Descrição

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DERCA) publica, semestralmente, os  Editais de Preenchimento de Vagas – Ingresso/Reingresso, de acordo com a Resolução N. 013/2015. Esses editais regem o preenchimento de vagas nos cursos de graduação presenciais ou a distância da UFSM, nas seguintes modalidades, desde que previstas no trecho do Edital referente a cada Curso:

1) reingresso: retorno de ex-aluno da UFSM para curso que abandonou ou cancelou;

2) transferência interna: para candidato regularmente matriculado ou com trancamento total em curso de graduação da UFSM, que pretenda trocar para outro curso da própria instituição;

3) reingresso com transferência interna: retorno de ex-aluno da UFSM, que abandonou ou cancelou o curso e solicita reingresso em curso da UFSM diferente daquele abandonado ou cancelado (com código de curso diferente);

4) transferência externa: transferência de aluno de outra Instituição de Ensino Superior brasileira ou estrangeira, pública ou privada, regularmente matriculado ou com trancamento total de matrícula, para curso da UFSM;

5) portador de diploma: candidato portador de diploma de graduação reconhecido nacionalmente.

Clique em “Processos Seletivos/Graduação” no Calendário Acadêmico, para verificar as datas de publicação do Edital pelo DERCA.

IMPORTANTE

Cada curso define semestralmente no Edital seus critérios próprios de seleção, por isso convém consultar a Secretaria do Curso de interesse para detalhes. É de responsabilidade do(a) candidato(a) o acompanhamento de adendos, retificações, erratas, homologações, convocações, suplências, chamadas e demais divulgações na seção de editais do DERCA. Há outras formas de ingresso na Instituição: SiSU/Enem, Ensino a Distância, Aluno Especial, Música e Dança, Seleção Indígena, Imigrantes e Refugiados consulte Formas de Ingresso.