Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

URGÊNCIA na expedição dos DIPLOMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

O Núcleo de Controle de Pós-Graduação do DERCA, juntamente com a PRPGP informam aos Cursos e à comunidade acadêmica da Pós-Graduação da UFSM que o DERCA constatou recorrente uso indevido do formulário para pedido de urgência na expedição de diplomas. Essa situação estava aumentando demasiadamente as demandas de expedição em caráter de urgência, o que estava impossibilitando que os Certificados de Conclusão de Curso e Históricos Escolares de Formado fossem expedidos no prazo necessário. 

Dessa forma, devido ao crescimento das demandas de expedição de diploma em caráter de urgência, a PRPGP e o DERCA atualizaram o formulário de solicitação de urgência na emissão de diplomas para atender, de fato, às urgências, sendo necessário, portanto, comprovar a urgência alegada no formulário por meio de documentos e ter a aprovação do Curso e da PRPGP.

 

Portanto, a partir da atualização do formulário, o interessado pela urgência deverá preenchê-lo e anexar a documentação comprobatória da urgência. Em seguinda, deverá levá-lo à Secretaria do curso para homologação (assinatura e carimbo) da Coordenação/Secretaria do Curso, para depois ser anexado ao memorando com a ata de defesa para encaminhamento à PRPGP e posterior envio ao DERCA. Os motivos mais comuns reconhecidos como urgência para a expedição do diploma são os que constam no formulário, listados abaixo, sendo aceitos outros movidos, desde que comprovados:

 

Aprovação/Posse em Concurso Público;

Para progressão/titulação externa à UFSM (para servidores da UFSM deverá ser usada a ata de defesa homologada pela Coordenação do PPG/CPG);
Para ingresso em Curso de outra IES.
 

Lembramos que os servidores pós-graduados da UFSM que pretendam abrir processo de Incentivo à Qualificação podem fazê-lo com a ata de defesa, não sendo necessária a cópia do diploma nesta etapa da progressão. A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas estabelece essa norma na documentação mínima para a aberura de processo de progressão por titulação (qualificação) e eventuais dúvidas devem ser esclarecidas com a PROGEP.