Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS

Shana Velasco, servidora da Biblioteca Central da UFSM, defende sua dissertação de mestrado

No dia 25 de abril de 2019, a servidora da Biblioteca Central da UFSM Shana Vidarte Velasco defendeu sua dissertação de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em História (Mestrado Profissional em Ensino de História) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A dissertação, intitulada “Pesquisa escolar e uso de fontes de informação: o caso de duas escolas do município do Rio Grande – RS”, teve como banca Profa Dra. Renata Braz Gonçalves (Orientadora) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Profa. Dra. Adriana Kivanski de Senna da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Profa Dra. Helen de Castro Silva Casarin da Universidade Estadual Paulista (UNESP)

A pesquisa trata da relação entre os processos que envolvem a Competência em Informação e o Ensino de História, com foco nas práticas de pesquisa escolar e no uso de fontes de informação. No que se refere à abordagem metodológica norteadora, foram utilizados a pesquisa-ação e a técnica de entrevistas semiestruturadas as quais foram analisadas posteriormente pelo aporte metodológico da análise de conteúdo, segundo Bardin.

Para o desenvolvimento deste estudo participaram duas bibliotecárias e dois docentes de História dos anos finais de duas escolas da rede municipal da cidade do Rio Grande – RS. Através das diferentes técnicas de coleta de dados aplicadas, verificou-se a ausência de práticas sistematizadas e consistentes de pesquisa escolar na disciplina de História no sexto ano do ensino fundamental.

Ademais, constatou-se que em ambas as escolas, as bibliotecárias têm uma participação limitada nas práticas de planejamento pedagógico. Contudo, por intermédio dessa investigação, foi realizado um trabalho em conjunto entre os professores; bibliotecárias das escolas analisadas e a pesquisadora, o que resultou na elaboração da Proposta de Programa de pesquisa escolar no ensino de História, direcionado aos professores e no Tutorial de pesquisa escolar aplicado ao ensino de História, dirigido aos estudantes, ambos voltados ao ensino de História e fundamentados no modelo de Competência em Informação Big6 (c2014).

Registrado em BC