Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS

Mês do Bibliotecário tem programação especial na UFSM

Devido a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas presenciais da Universidade, as atividades listadas abaixo estão também suspensas.

A programação será reagendadas após o retorno normal das atividades. (atualização em 17 mar. 2020).

O dia 12 de março é o dia de celebração do profissional bibliotecário no Brasil. Este profissional é responsável por gerenciar unidades de informação: as bibliotecárias e os bibliotecários planejam, gerenciam e acompanham o trabalho das equipes de bibliotecas sempre com o foco em oferecer acesso à informação útil para as pessoas da comunidade a que servem.

O trabalho especializado dos bibliotecários e bibliotecárias está voltado diretamente para a informação em diferentes suportes: selecionar, adquirir, catalogar, disponibilizar e dinamizar os acervos e conteúdos nas bibliotecas de busca em todos os formatos necessários, como os livros impressos, periódicos online, livros eletrônicos e páginas na internet. As bibliotecas onde atuam podem ser universitárias (como aqui na UFSM), especializadas (dedicadas a assuntos específicos), escolares, públicas, prisionais, comunitárias, de empresas, de escritórios de advocacia ou em escritórios de tecnologia, entre outros.

As bibliotecárias e os bibliotecários da UFSM organizaram uma programação para este mês, que coincide com a volta às aulas. No dia 24 de março, das 10h às 12h, toda a comunidade está convidada a participar das atividades que ocorrerão junto à PoliFeira, na área externa da Biblioteca Central.

Confira a programação:

• Roda de conversa: o que você espera, quer e pensa de uma biblioteca?
    • O que é: encontro informal para a comunidade acadêmica (discentes, docentes e servidores técnico-administrativos em educação) trocar experiência, dar sugestões e discutir as bibliotecas da UFSM.
  • Testagem rápida do HIV, Sífilis e Hepatite B e C
  • Apresentação: música e dança
    • O que é: A cantora local Dayfer, acompanhada dos bailarinos Luiza Montanari e André Júnior, apresentam uma performance em referência ao show da cantora Beyoncé no festival Coachella em 2018.
  • Conheça a SATIE
    • O que é: Com foco no corpo discente, ocorrerá a apresentação do Setor, localizado acima do RU I, que oferece acompanhamento psicológico, auxilia em questões de permanência e outros problemas que a vida de estudante pode trazer.
  • Troca de livros
    • O que é: Projeto organizado pela SATIE, em colaboração com as 13 bibliotecas da UFSM, ajuda a comunidade acadêmica a se desfazer dos livros já lidos e a obter novos títulos sem custo.
  • Associação Santa-Mariense Paradesportiva (Assampar)
    • O que é: O projeto Tampinha Paratleta, criado para financiar a compra equipamentos esportivos para paratletas, estará presente, coletando tampas de garras plásticas e anéis de latas de alumínio e conversando com a comunidade. Conheça a página no Facebook.
  • Projeto Zelo
    • O que é: Venha conhecer o projeto criado para conscientizar a comunidade acadêmica sobre o abandono de animais. Conheça também a página no Facebook, onde há campanha de adoção responsável.
  • Mostra de ações sustentáveis da Biblioteca Central
    • O que é: A equipe da BC mantém um local no saguão de entrada para coleta de resíduo reciclável, como canetas, esponjas, pilhas e CDs, material de difícil reciclagem.