Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS

VISITA ORIENTADA NA BIBLIOTECA CENTRAL

Técnico-Científicos Publicado: 10 março 2020 - 17:05 Última modificação: 10 março 2020 - 17:06 Ouvir

Biblioteca Central da UFSM - Prédio 30 - Santa Maria

06/04/2020 00:00 - 29/03/2020 00:00

Visita Orientada na Biblioteca Central

Trata-se da apresentação dos serviços das Bibliotecas da UFSM. A atividade é organizada da seguinte forma:

1 – Recepção dos visitantes no andar térreo da Biblioteca Central, prédio 30. No primeiro contato, são repassadas as informações sobre o cronograma da visita, tempo estimado de duração, dentre outros informes essenciais.

2 – Condução dos participantes para a sala de multimídia da Biblioteca, onde serão feitas as apresentações acerca dos serviços de bibliotecas, as demonstrações sobre as formas de uso do catálogo das bibliotecas, empréstimo de livros,  acesso aos recursos de  renovação, reserva e pedidos de aquisição de materiais bibliográficos, bem como são apresentados aos visitantes os principais pontos do  regulamento das bibliotecas e a forma de solucionar pendências de usuários.

3 – Instrução sobre como utilizar o computador de consulta ao catálogo e localizar um item no acervo pelo número de chamada: classificação de assunto; Cutter ou outras identificações;

4 – Apresentação de outros recursos de informação, tais como: E-books, Normas Técnicas, Serviço de Descoberta da UFSM e Portal de Periódicos da CAPES. Além disso, também são fornecidas orientações sobre como acessar a informação que não está disponível na web nem na biblioteca em que fez a consulta, com uso do COMUT, por exemplo.

5 – Passeio guiado pelo prédio da biblioteca: Produção Intelectual e Salas de Estudo (andar superior),  Acervo de Livros e Periódicos Científicos (subsolo), Espaço de Leitura em Jornais e Revistas, Atendimento Especializado em Serviço de Referência (sala de permanência dos bibliotecários de referência).

6 – Jardim da biblioteca e registro de imagem dos visitantes ou despedida no andar térreo em frente ao Painel de Trevisan, seguido do registro da visita nas redes sociais da Biblioteca Central.

Público Alvo: Alunos de graduação, professores, pesquisadores e demais servidores da UFSM

Duração: 1h e 30 min.

Recomendado: Até 25 alunos

CAPACITAÇÃO DATA DIA DA SEMANA HORÁRIO LOCAL INSCRIÇÕES
Visita Orientada na BC 06/04/2020 Segunda-feira 14:00 às 13:30 Sala de Multimídia da Biblioteca Central – andar térreo
Visita Orientada na BC 13/04/2020 Segunda-feira 8:30 às 10:00 Sala de Multimídia da Biblioteca Central – andar térreo
Visita Orientada na BC 22/04/2020 Quarta-feira 14:00 às 16:00 Sala de Multimídia da Biblioteca Central – andar térreo
Visita Orientada na BC 29/04/2020 Quarta-feira 14:00 às 15:30 Sala de Multimídia da Biblioteca Central – andar térreo

Inscrições através do link disponível no quadro de capacitações.

As vagas se limitam a até 39 participantes devido à capacidade da Sala de Multimídia da Biblioteca Central.

Divisão de Referência da Biblioteca Central

E-mail: referefenciabc@ufsm.br  – Bibliotecários de Referência

Fone: 3220 6146

E-mail: capacitacao.bc@ufsm.br  –  Equipe de Capacitação da Divisão de Referência