Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Manancial – Repositório Digital da UFSM

Manancial – Repositório Digital da UFSM  apresenta a produção científica, técnica, artística e acadêmica da universidade. Tem como missão a divulgação da produção institucional e a preservação digital desses materiais para registro da memória da UFSM (são mais de 16 mil itens). 

A BDTD foi incorporada recentemente ao Manancial, visando a integração da produção intelectual da UFSM em um só ambiente. Também deu-se início a inclusão de Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização e de Graduação.
Os TCCs de Graduação são incluídos pelas Coordenações de Curso/Secretarias com apoio da biblioteca (representam mais de 6 mil itens inseridos).

Inclusão de Materiais On-line
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFSM conta com mais de dez mil teses e dissertações publicadas com texto integral. Essas teses e dissertações são coletadas por meio de harvesting para a BDTD Nacional, gerenciada pelo IBICT, que, por sua vez, alimenta a Networked Digital Library of Theses and Dissertation (NDLTD), a qual reúne teses e dissertações do mundo todo.

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

Dissertações de Mestrado

Teses de Doutorado

Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso

A Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização e de Graduação conta com cerca de 2.800 itens com texto completo. Os TCCs de Graduação estão sendo incluídos pelas Coordenações de Curso/Secretarias.

Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso

TCCs de Especialização

TCCs de Graduação

Pelo novo processo de avaliação e no caso de não inclusão de TCCs em repositório o curso, automaticamente, fica com a nota 3 (o item 1.11), como descrito na  NOTA TÉCNICA Nº 16/2017. A inclusão dos TCCs em repositório está diretamente ligada à avaliação do curso, a não obrigatoriedade, requer uma responsabilidade pelo baixo desempenho em avaliações do MEC. Avaliação Cursos de Graduação

image.png