Ir para o conteúdo BIBLIOTECAS Ir para o menu BIBLIOTECAS Ir para a busca no site BIBLIOTECAS Ir para o rodapé BIBLIOTECAS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Perguntas frequentes sobre a compra e doação de livros para as bibliotecas

O Núcleo de Aquisição da Biblioteca Central é o setor da Universidade responsável pela compra de material bibliográfico para todas as bibliotecas da UFSM, pela contratação e assinatura das bases de dados e serviços digitais para as bibliotecas e pela seleção de acervo da Biblioteca Central. Já a doação de acervo para as bibliotecas setoriais deve ser tratada diretamente com cada biblioteca (contato das bibliotecas).

Esta página está dividida em três seções:
Perguntas sobre doação e reposição de acervo danificado ou extraviado
Perguntas sobre compra de livros
Perguntas sobre livros eletrônicos (e-books)

Caso sua dúvida ainda não esteja respondida aqui, nos procure!

Perguntas sobre doação e reposição de acervo danificado ou extraviado

1 Como faço para doar um livro?
Contate diretamente a biblioteca setorial relacionada ao assunto da obra. Para doações para a Biblioteca Central (áreas principais: Arquitetura, Saúde, Letras e Literatura), contate o Núcleo de Aquisição.
Os critérios de seleção variam, mas em geral os exemplares precisam estar em bom estado físico, sem riscos a caneta ou marcador de texto, devem ser obras atualizadas e seu assunto deve estar de acordo com a especialidade da biblioteca destinatária. As bibliotecas da UFSM não costumam aceitar doação de material didático, apostilas de concurso, fotocópias ou revistas informativas (como IstoÉ, Veja, Superinteressante, Cláudia, etc), mas na dúvida contate a biblioteca para a qual deseja fazer a doação!

2 Posso doar livros para quitar débitos por atraso na devolução? Como funciona isso?
Cada biblioteca tem seus próprios procedimentos e segue o Regulamento de empréstimo.
Em resumo, a cada exemplar doado é abatido um valor do débito. As bibliotecas tendem a aceitar apenas livros das suas áreas do conhecimento, obras que tenham grande procura ou que possam substituir exemplares danificados já existentes no seu acervo.
Sempre é bom contatar diretamente a biblioteca onde há o débito para ter mais informações.

3 Como reponho um livro que extraviei?
Cada biblioteca tem seus próprios procedimentos e segue o Regulamento de empréstimo.
Em resumo, é necessário que você reponha a mesma obra, na mesma edição do exemplar extraviado ou em edição mais atual. No caso de obras que não se encontram mais a venda, você deve contatar a biblioteca de onde o livro foi retirado para instruções.

Perguntas sobre compra de livros

1 Solicitei um livro e ele ainda não está disponível! Quanto tempo leva a compra de um livro?
A compra de material bibliográfico depende de diversos fatores, sendo o principal deles a disponibilidade de recurso orçamentários: as compras direcionadas a atender demandas específicas (com recursos específicos) costumam ser mais ágeis do que as compras gerais (atendidas em ordem cronológica com recurso geral).
Após a biblioteca setorial avaliar a relevância da obra solicitada e o Núcleo de Aquisição confirmar que há recurso disponível, o processo de cotação costuma durar 15 dias e, após confirmada a disponibilidade pelo fornecedor, a entrega costuma levar de 30 (para livros impressos nacionais) a 90 dias (para livros impressos importados).
Ainda, os prazos de entrega podem sofrer alterações devido a fatores externos, como, por exemplo, a necessidade de troca de exemplares com falhas de impressão e atrasos nas liberações alfandegárias.

2 Meu curso/departamento precisa atualizar suas bibliografias! Como faço para qualificar o acervo da biblioteca a tempo da visita do MEC?
A primeira coisa a ser feita é agendar uma reunião entre o Núcleo Docente Estruturante (NDE), a Coordenação do curso, a Biblioteca Setorial e o Núcleo de Aquisição da Biblioteca Central. Todos estes setores são essenciais para que seja feita uma boa avaliação do acervo da biblioteca pelo MEC. Nesta reunião serão discutidos os prazos legais para a compra, o recebimento e para a disponibilização dos livros nas estantes, as fontes de recurso disponíveis, e as melhores formas de selecionar títulos que poderão ser adquiridos.

3 Como acompanho o andamento dos pedidos que eu fiz?
O Núcleo de Aquisição da Biblioteca Central preparou um tutorial sobre novas solicitações de aquisição onde consta essa informação (e muitas outras!).
Em resumo: você pode verificar no Portal Biblioteca, no menu superior Aquisição > Minhas solicitações.
Desde setembro de 2019 são enviados e-mails automáticos sempre que há alteração na situação das solicitações.

4 Quem avalia as solicitações de compra? Como é feito isso?
A bibliotecária/o bibliotecário da área específica da obra faz a avaliação. Isto é, livros sobre Direito serão avaliados pelas bibliotecárias da BSCCSH, livros sobre Química serão avaliados pelos bibliotecários da BSCCNE, e assim por diante.
Cada biblioteca utiliza critérios próprios de avaliação. Em geral, os critérios mais comuns para avaliação são a pertinência e relevância da obra sugerida às coleções da UFSM, a autoridade do autor e da editora, a obra solicitada constar como bibliografia de curso de graduação, a existência de obra igual ou semelhante no acervo, as condições físicas, a atualidade e a quantidade de exemplares já existentes no acervo da obra solicitada, entre outros. Na dúvida, você pode contatar os bibliotecários!

5 Solicitei a compra de 15 exemplares mas foi comprado apenas um! O que houve?
Alguns dos critérios utilizados pelas bibliotecas para avaliar a quantidade de exemplares a serem adquiridos são os seguintes: o espaço disponível na biblioteca para crescimento da coleção, a quantidade de exemplares já disponíveis no acervo do mesmo livro solicitado, a variedade de títulos do assunto sugerido já disponível no acervo e a quantidade de exemplares necessários para atender aos parâmetros de avaliação dos cursos de graduação pelo MEC.
Após esta avaliação, também é levado em consideração o recurso orçamentário disponível (se ele é específico para aquele curso ou área do conhecimento, ou se ele é geral e compartilhado entre todas as áreas). Desta forma, muitas vezes é definido que se comprem menos exemplares de um mesmo título para proporcionar à comunidade acadêmica da UFSM maior variedade de títulos.

6 Qual a fonte do orçamento para compra de material bibliográfico?
Após o governo federal designar o orçamento da Universidade, a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) faz a partilha e a gestão do recurso disponível para compra de material permanente (isto é, o patrimônio, como mesas, cadeiras, computadores e livros impressos) e para manutenção de serviços (os serviços que mantém a instituição funcionando, como pagamento de luz, água, obras e assinatura de bases de dados). Cada Unidade de Ensino e Pró-Reitoria recebe uma parcela deste valor e a utiliza de acordo com seu planejamento.
No caso da compra de livros, o Núcleo de Aquisição trabalha com o chamado “recurso geral” (recebido através da PROPLAN para atender às solicitações para todas as bibliotecas em ordem cronológica) e o “recurso específico” (quando uma Unidade de Ensino destina verba especificamente para compra de livros de determinado curso ou departamento).

7 Como é o fluxo de aquisição de um livro para as bibliotecas da UFSM?
No Portal de Processos da PROPLAN estão sendo descritos os fluxos e atividades das unidades da UFSM. O processo de aquisição de material bibliográfico impresso já está disponível nesse portal para consulta. Esperamos em breve poder descrever os outros processos de aquisição de acervo para as bibliotecas da UFSM!

8 Qual a modalidade de licitação usada pela UFSM para compra de livros? Onde posso ter mais informações sobre este processo?
A compra de livros impressos para as bibliotecas da UFSM é realizada de acordo com a Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, e também pela Lei nº 10.520 de 17 de julho de 2002, que trata da modalidade pregão.
Em geral, é usada a modalidade “preço global”, que se diferencia da modalidade “registro de preço” por não exigir uma lista prévia de títulos que devem ser fornecidos. De qualquer forma, a modalidade mais adequada para cada processo licitatório sempre é discutida com a Divisão de Materiais, Editais e Contratos (DIMECI).
Fornecedores e outras bibliotecas também podem contatar a Divisão de Materiais, Editais e Contratos (DIMECI) para mais informações.

Perguntas sobre livros eletrônicos (e-books)

1 Quais e-books estão disponíveis? Como faço para acessá-los?
Você encontra links e orientações para acessar o conteúdo online das bibliotecas da UFSM tanto na página Tutoriais quanto nas páginas E-books e Normas ABNT/MDT. Você também pode optar por usar o Serviço de Descoberta para pesquisar de forma integrada todos os catálogos das bibliotecas (e-books, livros impressos, periódicos, e muito mais) de uma única vez!

2 Todo mundo pode ler todos os livros eletrônicos ao mesmo tempo?
Os e-books e normas técnicas da ABNT são acessíveis apenas para pessoas com vínculos com a UFSM (discentes, docentes e servidores técnico-administrativos).
As normas técnicas teu seu acesso simultâneo ilimitado (ou seja: vários usuários lendo a mesma norma ao mesmo tempo).
Quanto aos livros eletrônicos, há aqueles com acesso simultâneo ilimitado, há os e-books com limite de acesso simultâneo a duas ou três pessoas e, ainda, há aqueles que só podem ser lidos por uma única pessoa de cada vez (como se fosse um livro em papel).
Confira na página E-books as modalidades de acesso para cada base de e-books disponível.

3 Os e-books são acessíveis para pessoas com deficiência?
Temos muito interesse em oferecer serviços acessíveis para a comunidade acadêmica e fazemos questão de frisar esta demanda para todos nossos fornecedores. Contudo, algumas plataformas oferecem mais ou menos recursos de acessibilidade. Na página E-books há um resumo sobre as características de acessibilidade para cada base de e-books disponível.

4 Vi um e-book no site de uma editora ou livraria. Posso sugerir sua compra?
A UFSM adquire apenas livros eletrônicos que permitam acesso através de login institucional, ou outra forma institucional de identificação (como o CAFe ou VPN). E-books vendidos diretamente ao usuário final (como em sites de editoras e livrarias) não permitem esse controle e, portanto, não são adquiridos neste momento.

Esta página foi atualizada em 02 de março de 2021.