Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Possibilidades com o Portal Brasileiro de Dados Abertos



O Portal Brasileiro de Dados Abertos é uma iniciativa que visa a dar transparência a informações do governo e reúne em um mesmo lugar dados sobre divrersos programas implementados e desenvolvidos na gestão do país.

Neste portal podemos encontrar dados por exemplo dos investimentos do programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e até das reclamações que são enviadas pela sociedade ao Procon. Assim, a administração do Portal informa que já estão disponíveis 84 conjuntos de dados (com 1042 recursos).

Para inserir dados neste portal estes devem atender a três quesitos: estar na internet; ser editável – estar em um formato estruturado como, por exemplo, uma planilha ao invés de uma tabela em PDF -; e não estar submetido a restrições autorais que ultrapassem a necessidade de creditar a autoria.

Estes dados podem ser utilizados por exemplo no desenvolvimento de atividades didáticas, geração de aplicativos nos nossos cursos que atuam na área de TI. Normalmente desenvolvem-se trabalhos como dados hipotéticos ou gerados de forma aleatória, quando hoje temos a possibilidade de utilizar dados reais e assim tornar as aplicações desenvolvidas mais interessantes. Podem ser, inclusive, disponibilizados os aplicativos gerados ou desenvolvidos no Portal Público para que a sociedade civil os utilize e acompanhe as informações a partir dos dados hoje já disponibilizados.

 

Informações adicionais podem ser obtidas nas notícias do governo eletrônico.

 

Notícia sugerida por Marcelo Lopes Kroth.

 

Divulgação CPD.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-350-411

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes