Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD

O Centro de Processamento de Dados finalizou 8 projetos de desenvolvimento em 2014

Solicitação de Benefício Sócio Econômico: sistema web desenvolvido para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PRAE, que permite a solicitação do benefício socioeconômico a partir do Portal do Aluno. De acordo com as respostas do aluno, o sistema identifica e informa a documentação necessária a ser entregue, processo anteriormente feito de forma manual. Com o uso do sistema, já no 2º semestre de 2014, o número de solicitações do benefício triplicou.

Inclusão da Nota de Crédito: projeto desenvolvido para realizar adequações no Sistema Orçamentário e Financeiro da instituição devido a uma exigência legal do Governo Federal. A inclusão do número da nota de crédito exigiu várias alterações nos módulos de Orçamento, Licitação e Empenho.

Agendamento de Espaços: sistema web desenvolvido para o Centro de Eventos da UFSM, com o objetivo de disponibilizar à sociedade (alunos, servidores e comunidade em geral) uma forma de agendar os espaços mantidos pelo Centro, de forma online. O sistema foi construído para permitir que os demais centros da UFSM também possam utilizá-lo para agendar os seus espaços, como salas, auditórios e laboratórios. Para isso, utilizou-se como base o Cadastro de Espaço Físico da Instituição. Atualmente, o sistema já está em uso pelo Centro de Tecnologia.

Agendamento PRAE: sistema web desenvolvido para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis –PRAE que permite aos alunos que solicitaram o BSE agendarem, de forma online, entrevista com o setor responsável pelo benefício, quando necessário. O sistema foi desenvolvido de forma genérica, para que outras unidades da Instituição que possuam serviços de atendimento à comunidade acadêmica possam utilizá-lo. Ele permite a manutenção de especialidades e perfis de atendimento, e utiliza uma agenda visual semelhante a do Google.

Afastamento Eventual: Ampliação do sistema de Afastamento já existente no Portal do RH (Capacitação e Qualificação) para contemplar também os afastamentos eventuais do servidor, com geração de portarias autorizadas pela Pró-Reitora de Gestão de Pessoas.

Substituição de Chefia: sistema web desenvolvido para a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas – PROGEP, que permite solicitar a substituição de chefia para o servidor afastado. O sistema ainda está em fase de homologação pela PROGEP, mas em breve estará disponível no Portal do RH. O sistema automatiza o processo de substituição de chefia, gerando Portaria nos casos necessários, semelhante ao sistema de Afastamento. É possível ainda retificar e cancelar uma substituição. Todas as consistências com relação a férias, afastamentos e ocorrências funcionais são verificadas no momento de solicitar a substituição.

Transição HUSM x EBSERH: Este projeto foi desenvolvido no final de 2014 com o objetivo de separar os processos dos sistemas de Licitação, Orçamento e Empenho, utilizados pelo HUSM devido à migração para a EBSERH. Desta forma, foi necessário realizar adaptações no SIE para que os documentos e as tramitações funcionassem de forma independente.

Censo Superior 2015: projeto desenvolvido com o objetivo de auxiliar o processo de coleta de dados para o Censo da Educação Superior, com base nos erros identificados na coleta dos dados do Censo anterior. Foram feitas melhorias no sistema acadêmico para fornecer informações adicionais exigidas pelo Censo e geração de relatórios para auxiliar e antecipar os os possíveis problemas de erros cadastrais no SIE e diferenças com o cadastro do e-MEC (Sistema de Regulação do Ensino Superior).