Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD

Farol permitirá a navegação on-line no conteúdo audiovisual produzido na UFSM

É impossível estar fisicamente presente em todas as inúmeras palestras, congressos e outros eventos acadêmicos e culturais que acontecem todos os dias na UFSM. A popularização de equipamentos digitais de gravação de áudio e vídeo possibilita que a experiência e os conhecimentos adquiridos nessas atividades não fiquem restritos apenas ao público presente. Entretanto, outro obstáculo coloca-se no caminho entre o conteúdo produzido e os eventuais interessados nele: onde encontrar esses arquivos de áudio e vídeo? Pois eles frequentemente ficam armazenados em smartphones e computadores pessoais ou em sites dispersos pela internet. Foi com o objetivo de reunir todo o conteúdo audiovisual produzido na universidade que a Multiweb criou o portal Farol (www.farol.ufsm.br).

De início somente poderão postar vídeos no Farol os produtores de conteúdo cadastrados pela Multiweb. Isso inclui conteúdo jornalístico, educativo, artístico e de entretenimento produzido pelos núcleos da Coordenadoria de Comunicação Social (TV Campus, Rádio Universidade e Agência de Notícias), laboratórios vinculados aos cursos de Comunicação (Estúdio 21, Facos Agência e Agência Da Hora) e os estúdios de ensino a distância do Núcleo de Tecnologia Educacional e do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria.

No Farol, também se destacam as transmissões de eventos ao vivo pela internet. Durante elas, os internautas poderão interagir entre si, fazendo perguntas e emitindo suas opiniões em um chat. Mesmo que a transmissão já tenha começado, é possível acompanhá-la desde o início, “puxando” para trás o cursor que marca o tempo do vídeo. E, no caso de alguém não conseguir acompanhar o evento enquanto ele acontece, poderá assistir ao vídeo na íntegra depois, já que a transmissão fica automaticamente gravada no Farol logo após o seu término.

Embora inicialmente não possam fazer o upload de vídeos, os alunos e servidores da UFSM poderão navegar no Farol como usuários registrados. Para isso, bastará informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o senha utilizada no Portal do Aluno, Portal do Professor ou Portal do RH, dependendo da sua categoria funcional. Deste modo, quem navegar no Farol poderá “favoritar” os seus vídeos preferidos e compartilhá-los pelo Facebook, além de receber notificações e ter acesso ao seu histórico como usuário. Para procurar o conteúdo de seu interesse, um sistema de busca está à disposição dos internautas.

O Farol pode ser acessado por meio de computadores, telefones celulares e tablets. O lançamento da plataforma de vídeos da UFSM ocorreu no dia 4 de maio, durante o 10º Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior, evento realizado em Gramado. Como faz pouco tempo que o portal está no ar, ainda há poucos vídeos disponíveis e nem todas as aplicações estão funcionando. Os problemas devem ser resolvidos em breve, pois a Multiweb e o Centro de Processamento de Dados trabalham na melhoria do serviço, em conjunto com os produtores de conteúdo audiovisual da universidade.

Notícia da Agência de Notícias da UFSM