Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD

Primeiro Processo Administrativo Web é aberto no Protocolo da UFSM

A Comissão Gedai*, em parceria com o Centro de Processamento de Dados (CPD) e o Departamento de Arquivo Geral (PRA), está atuando no Projeto de Gestão, Preservação e Acesso de Documentos Arquivísticos Digitais da UFSM. Uma das etapas do projeto é a adequação do sistema de gestão institucional para atender o decreto do Processo Eletrônico Nacional (PEN).

O Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.

Um grande passo foi dado no dia 13 de julho de 2017, quando foi aberto no Protocolo da UFSM o primeiro Processo Administrativo através da nova plataforma web. O novo sistema está em fase experimental e em breve serão realizados projetos pilotos envolvendo mais setores da universidade. A meta é que se tenha a abertura, acompanhamento e acesso a todos os Processos Administrativos na íntegra em meio digital até o final do ano. Esta exigência atuará em conformidade com a Lei de Acesso à Informação, contribuindo com a transparência dos atos administrativos.

*A Comissão Gedai, em 2014, foi fundamental para estreitar as relações entre a unidade responsável pela gestão de arquivos e a unidade de tecnologias da informação da UFSM. A Comissão possui representantes do DAG, CPD, BC, PROPLAN e PRA, que estão comprometidos com a informatização adequada da gestão documental na instituição.

As principais atribuições da Comissão Gedai são: estabelecimento de um programa para a gestão de documentos arquivísticos digitais, não digitais ou híbridos; informatização da gestão, preservação e acesso aos documentos arquivísticos produzidos pelas unidades; transparência dos atos administrativos da Instituição; preservação e o acesso, em longo prazo, dos documentos arquivísticos digitais; contribuição para a gestão administrativa moderna, sustentável e inovadora.

Principais ações: 02/01/2017 – Novo Plano de Classificação entra em vigor na UFSM

28/12/2016 – Acesso Público a Diários de Classe

31/08/2016 – Acesso Público a Portarias Nato Digitais

17/07/2015 – A UFSM é a primeira Universidade a disponibilizar os dados de seus processos no Sistema do Governo Federal Apresentações locais, nacionais e internacionais do Projeto Gedai/UFSM:

XI Workshop de TIC das IFES

Plenária do VII CNA XIV Semana Acadêmica do Curso de Arquivologia da UFSM

4ª Reunião do FORPLAD

I Simpósio Internacional em Gestão Pública Seminário Políticas Públicas e Acervos Documentais

11º Debate da Rede Cariniana Conferência Tical 2016

5ª Jornadas Internacionales de Acceso a la Información