Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novo portal UFSM em Números já pode ser acessado



Foi lançado na manhã de quarta-feira (1°), durante o encerramento da programação da Semana do Servidor Público 2017 e do II Simpósio de Gestão Pública, o novo Portal UFSM em Números.

O novo Portal é uma reestruturação da plataforma existente. O desenvolvimento da ferramenta durou cerca de um ano e foi realizada por oito servidores.

A plataforma UFSM em Números utiliza os conceitos de dashboards (painéis de indicadores), apresentando uma visão dinâmica dos dados em tempo real, combinando informações de diversos sistemas de forma resumida e unificada. O objetivo é disponibilizar à comunidade informações sobre alunos, servidores, cursos, acervo bibliográfico, projetos, bolsas, entre outros dados sobre a instituição.

Os indicadores são distribuídos em categorias que correspondem às grandes áreas: Ensino, Biblioteca, Pesquisa e Extensão, Gestão de Pessoas. Os dados são apresentados em forma de gráficos com diferentes níveis de navegação, também sendo possível visualizar as informações em formato tabela, exportar dados e visualizar detalhes por meio do menu à direita do gráfico.

Screencapture do Portal UFSM em Numeros, pagina inicial

O conteúdo disponibilizado é proveniente da base de dados institucional mantida pelo Centro de Processamentos de Dados (CDP-UFSM), por meio do Sistema de Informação para o Ensino (SIE). Os dados são homologados pelos órgãos competentes de cada área do sistema e atualizados todas as noites.

Algumas melhorias na ferramenta já estão sendo discutidas e serão desenvolvidas gradualmente, como a inserção de parâmetros nas consultas, novos indicadores, entre outros.

“O novo Portal UFSM em Números potencializou a visualização dos resultados das informações institucionais em um único ambiente. A ferramenta desenvolvida para geração dos gráficos tornou o processo mais ágil. É uma ferramenta inovadora que a UFSM disponibiliza para a comunidade e também um instrumento de gestão e transparência publica” explica a analista de TI e desenvolvedora do portal, Marisa Munaretto.

Texto e fotos: Nathalie Martins, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias
Edição: João Ricardo Gazzaneo

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-350-204

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes