Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

UFSM Publica está no ar

Está disponível para consulta o novo portal de conteúdo e divulgação científica da Universidade Federal de Santa Maria. O UFSM Publica (ufsmpublica.ufsm.br) é uma plataforma online e interativa que reúne indicadores e dados sobre o conhecimento gerado pela Universidade. O portal pode ser acessado, também, por meio do link disponível no menu lateral do novo site da UFSM (http://site.ufsm.br/).  A ferramenta visa facilitar o acesso a informações sobre o corpo docente e as pesquisas desenvolvidas na Instituição.

A plataforma foi desenvolvida pelo Centro de Processamento de Dados (CPD) e integra-se aos demais sistemas institucionais, como o Portal de Projetos e o Portal do Ementário. Conforme o diretor do CPD, Gustavo Chiapinotto da Silva, o portal “surgiu a partir da necessidade de a Universidade ter uma plataforma única com informações sobre os docentes que atuam na instituição, suas especialidades, produções e projetos que participam. É uma ferramenta interativa que busca a divulgação e o fortalecimento das ações de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas de conhecimento”.

Navegação – Na página inicial do portal UFSM Publica, é possível visualizar dados atualizados sobre as dimensões da Universidade – números de estudantes matriculados, docentes, técnico-administrativos e produções. Um menu lateral dá acesso a gráficos quantitativos sobre os centros de ensino, cursos, produções, projetos, estudantes e docentes. Já os links do menu superior levam à navegação por campi. A plataforma disponibiliza, ainda, uma ferramenta de pesquisa avançada, que permite a busca de informações sobre docentes ativos, especialidades, palavras-chave e unidades da instituição (centros de ensino e departamentos).

Pela navegação no Portal ou por meio da busca, também é possível acessar as páginas específicas de cada professor da Universidade. Nesse espaço, podem ser encontradas informações básicas de identificação e lotação do docente, suas áreas de interesse, palavras-chave, principais co-autores, dados de produções, orientações e projetos de que participa. Os dados são atualizados duas vezes por semana, a partir da Plataforma Lattes e do Sistema de Informação para o Ensino (SIE), o sistema institucional da Universidade.