Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD

No Dia Mundial do Meio Ambiente, UFSM sedia evento de descarte e reciclagem de materiais apreendidos pela Receita

A Receita Federal, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, realizará na próxima quarta-feira (5), o 23º Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias Apreendidas. As atividades ocorrerão entre 9h e 16h, no Hall do Centro de Convenções, no campus sede, em Camobi. No evento, haverá exposição de materiais apreendidos pela Receita e doados a associações de seleção de resíduos recicláveis, tais como brinquedos, cigarros, guarda-chuvas, tecidos, equipamentos eletrônicos. Além disso, também será demonstrado o processo desde a descaracterização até a transformação dos materiais em produto final, como a retirada de fibras de brinquedos de tecido para transformação em roupas de cama.

Às 9h30, o público poderá visitar a Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico da UFSM, que transforma bebidas destiladas apreendidas em combustível. Às 10h, haverá demonstração das ações de um cão de faro da Receita Federal.

O mutirão faz parte do combate à pirataria e outras práticas ilegais. O trabalho pretende ajudar na proteção à saúde da população e ao meio ambiente, ao retirar de circulação produtos potencialmente nocivos. A data do mutirão coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Doações

UFSM e Receita Federal têm uma parceria para descarte e reutilização de materiais. Alguns ônibus de viagem da Universidade foram doados pela Receita, bem como o caminhão que realiza a coleta seletiva de lixo no campus de Santa Maria. O Hospital Universitário recebeu, nos últimos anos, diversos equipamentos médicos de endoscopia, oftalmologia, urologia e fonoaudiologia apreendidos pela Receita. As bebidas alcoólicas apreendidas são utilizadas pela Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico que as transforma em combustível para carros oficiais da Universidade.

Serviço:

23º Mutirão Nacional de Destruição de Mercadorias Apreendidas

Data: 5/6.

Horário: das 9h da manhã até às 16h.

Local: Hall do Centro de Convenções da UFSM.

Programação:

9h – Abertura oficial

9h30 – Visita à Usina Piloto de Etanol do Colégio Politécnico

10h – Demonstração de cão de faro da Receita Federal

10h às 16h – Demonstração de descaracterização e reciclagem de materiais apreendidos

Entrada franca.