Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Você sabe identificar uma conexão segura?



Uma conexão segura deve ser utilizada quando houver transmissão de dados sensíveis em um site, como ao acessar/enviar um e-mail ou acessar o site do seu banco. Esse tipo de conexão provê autenticação, integridade e confidencialidade. Dicas para você identificar uma conexão segura:

  • O endereço do site começa com “https://”;

  • O desenho de um “cadeado fechado” é mostrado na barra de endereço e, ao clicar sobre ele, detalhes sobre a conexão e sobre o certificado digital em uso são exibidos;

  • Um recorte colorido (branco ou azul) com o nome do domínio do site é mostrado ao lado da barra de endereço (à esquerda ou à direita) e, ao passar o mouse ou clicar sobre ele, são exibidos detalhes sobre conexão e certificado digital em uso;

Existe também a conexão segura com certificado SSL (clique aqui para entender mais sobre certificados digitais) que garante maior grau de confiabilidade quanto à identidade do site e de seu dono. Adicionalmente, em conexões com SSL, a barra de endereço e/ou o recorte são apresentados na cor verde e no recorte é colocado o nome da instituição dona do site.

É importante observar que sites maliciosos também podem utilizar uma conexão segura, por isso é importante se manter atento a ataques de Phishing mesmo quando o site tiver um certificado.

Para verificar como uma conexão segura é exibida em cada navegador acesse:

Google Chrome

Firefox

Safari

E acesse a Cartilha de Segurança para mais informações sobre o Uso Seguro da Internet.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-350-1063

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes