Ir para o conteúdo CPD Ir para o menu CPD Ir para a busca no site CPD Ir para o rodapé CPD

CPD/UFSM informa sobre a indisponibilidade de internet na Casa do Estudante

No dia 18 de outubro, sexta-feira, o CPD verificou uma queda na conexão de internet entre os prédios 32 e 33 ocasionada pelo rompimento da fibra óptica por um caminhão na travessia da rua. Por consequência disso, todos os blocos a partir do 20 foram afetados.

Imediatamente, foi deslocada uma equipe até o local para avaliar o problema. A equipe constatou que não havia possibilidade de reparo do cabo de fibra óptica pois não existia reserva técnica necessária para a fusão da fibra. Dessa forma, foi projetado um novo link de fibra óptica a ser executado de forma emergencial pelo CPD.

O CPD está comprometido com a transparência dos serviços e, assim, ainda no dia 18 de outubro foi encaminhado por e-mail uma nota à Direção da Casa do Estudante.

Para implantar o novo link, foram necessários alguns recursos a serem adquiridos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Serviço executado:

• Instalação de ferragens para ancoragem de cabo óptico em 6 postes existentes;

• Lançamento de 260 metros de cabo óptico drop 2FO em postes existentes;

• Construção da estrutura de chegada para fibra óptica no bloco 13 da CEU2;

• Fusão de 4 fibras ópticas;

• Ativação do novo enlace óptico;

Durante o final de semana, não temos disponibilidade de equipe técnica que realiza as instalações, dado que o expediente da UFSM é de segunda a sexta-feira. Não foi possível iniciar a execução do serviço por questões de segurança e devido à chuva. Ainda na segunda-feira (21), foi solicitado ao setor de serralheria da PROINFRA a abertura de uma passagem na estrutura da porta do bloco 13 para a passagem da tubulação que iria abrigar o cabo de fibra óptica.

Na terça-feira foi realizado o lançamento do novo cabo de fibra óptica entre os blocos 23 e 13 e realizada a fusão da fibra óptica no lado do bloco 23.

Após a execução do serviço solicitado à PROINFRA, foi dada continuidade ao lançamento e fusão da fibra óptica no lado do bloco 13. Às 17h30min do dia 23/10/2019 o link de internet foi restabelecido.

O CPD reafirma sua missão de “prover serviços e soluções de Tecnologia de Informação e Comunicação que contribuam para que a UFSM cumpra seus objetivos institucionais, de modo sustentável, com eficiência e qualidade” dentro dos recursos disponíveis.