Páginas: Editor Gutemberg

Tutorial em Vídeo
Tutorial Escrito

Um dos itens mais utilizados do painel é o “Páginas”. Ele oferece para o usuário duas opções: “Todas as páginas”, onde você pode visualizar todas as páginas do sítio que está editando; e a opção “Adicionar nova”, onde é possível adicionar uma nova página ao sítio. Clicando em “Adicionar nova” será aberta uma página com um painel de simples edição.

O WordPress vem sendo atualizado constantemente e a página de edição pode conter funcionalidades e interfaces um pouco diferentes.  Contudo, a ideia é sempre trazer melhorias para deixar a edição mais simples e coerente com o formato web. O Gutenberg oferece blocos de conteúdo; como podemos ver ele automaticamente já nos oferece dois blocos: “Adicionar Título” e “Comece a escrever ou editar/ para escolher um bloco”

A primeira coisa que se deve fazer é criar o título de sua página em “Adicionar Título”, clicar no botão “publicar”, e novamente no “publicar”.. Feito isso, a sua página já existe no sistema.

Agora que sua página já está publicada, você pode adicionar texto a ela, clicando em “Comece a escrever ou digite”, que é a caixa de texto que se encontra abaixo do título. Ainda, você pode editar o texto como preferir, clicando nas funções da caixa de texto.

Caso você tenha dificuldade com a caixa de texto do Gutemberg, você pode clicar no símbolo “mais” e escolher o editor “clássico”, ele é bem parecido com a interface do word, oferecendo várias opções para edição de texto na parte superior da caixa de conteúdo.

Caso você queira adicionar algum outro tipo de conteúdo, é só clicar no “mais” na parte superior do painel. Fazendo isso , o Gutemberg te oferecerá vários blocos de conteúdo diferentes, desde uma imagem a um botão de direcionamento.

Para adicionar uma imagem, por exemplo, é só clicar no bloco “ imagem” e escolher uma das opções do bloco. Caso sua imagem esteja salva no computador, é só clicar em “enviar”; que ele abrirá os arquivos do computador, escolha sua imagem e ela aparecerá na página que você está criando.

Ainda, do lado direito da tela, e dentro da caixa de conteúdo, é oferecido algumas funções para você editar o seu conteúdo.

Lembre-se de sempre apertar o botão atualizar, caso contrário as alterações não serão salvas.

A outra opção que temos no item “Páginas” do menu do painel é “Todas as páginas”. Quando clicamos nela é aberto um painel com o nome de todas as páginas feitas, quem as criou e quando. Perceba, também, que ao lado do nome de algumas páginas aparecerá a palavra “Elementor”, um editor que permite funcionalidades avançadas de diagramação. Quando isso acontecer, significa que essa página foi editada com o Elementor, portanto não deve ser editada com o Gutenberg. Na parte superior da tela são apresentados os números de quantas páginas foram criadas, publicadas ou não, quantas você criou, quantas foram publicadas e quantas foram colocadas na lixeira. Ao lado, há ainda temos uma ferramenta de busca, onde você pode escrever uma palavra chave, e será listado todas as páginas que apresentam essa palavra, seja no título ou no texto.

Quando passado o mouse em cima do nome da página, são apresentadas algumas opções. Uma delas é “Editar”.

Clicando nessa opção é aberta a página de edição. Caso ela tenha sido editada com o “Elementor”, no lugar da caixa de texto, haverá um botão para “Editar com o Elementor”. Caso a página tenha sido editada no Gutenberg, será exibida a mesma página com o editor. Na parte superior da tela temos a opção de modificar o nome da página, mas é preciso cuidado nessa hora, porque o URL permanente da página também deve ser modificado manualmente quando isso for feito. Após terminar suas edições é só apertar em atualizar e suas edições serão salvas.