Ir para o conteúdo Guia Sítios Ir para o menu Guia Sítios Ir para a busca no site Guia Sítios Ir para o rodapé Guia Sítios
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Grupos de Pesquisa e Estudos



Os sites de cursos de pós-graduação, graduação e técnicos da UFSM possuem uma nova ferramenta: os Grupos de Pesquisa e Estudos. Os gestores dos sítios de curso poderão criar a página do Grupo e vincular outros usuários para administrar o conteúdo específico da página.

Tanto o/a secretário(a) do curso, quanto o/a coordenador(a) e coordenador(a) substituto são gestores de sítio vinculados de forma automática no sistema.

A página de Grupo de Pesquisa e de Grupos de Estudos contém as principais funcionalidades de sítios institucionais, podendo apresentar as informações de:

  • Banner;
  • Apresentação;
  • Notícias;
  • Linhas de pesquisa;
  • Projetos;
  • Publicações;
  • Infraestrutura;
  • Membros;
  • Material adicional;
  • Galerias de fotos.

Para criar uma página de Grupo de Pesquisa ou Estudos, primeiro você deve acessar o painel do WordPress do curso em que você irá criar, no menu, passar o mouse por “Grupos de pesquisa/estudo” e clicar em “Novo”.

Acessar área restrita

Adicionar Grupo

Editando o Grupo

Depois disso, abrirá um painel com várias informações que devem ser preenchidas. Quanto mais informações preenchidas sobre o seu grupo, mais completa a página vai ficar. Vamos começar? O primeiro passo é inserir as informações básicas, como o nome do grupo e a sigla, caso ele possua.

 

Note que há um campo chamado “URL amigável”, aqui você irá inserir a URL do Grupo de Pesquisa ou Estudos, de uma forma simplificada e de fácil reconhecimento, para facilitar na hora da divulgação do grupo. Ao lado, você pode adicionar uma foto para o banner do grupo, clicando em “adicionar imagem”. Atente-se para os formatos e a dimensão recomendados.

 

Em seguida, há um espaço para inserir o link do diretório do grupo do CNPQ, caso ele possua. Não se esqueça também de selecionar se o grupo é de estudos ou de pesquisa, no campo específico. Há também uma caixa ao lado, na qual você deverá desmarcar a opção, caso o grupo não esteja mais em funcionamento.

O próximo passo é adicionar os membros do Grupo de Pesquisa ou Estudos, na aba “Membros”, através do botão “Adicionar membro”. Você pode adicionar quantos membros for necessário, inserindo o nome, e, se preferir, uma descrição curta, o link para o currículo Lattes e uma foto. Depois disso, logo abaixo, há uma aba para as informações adicionais, onde é possível adicionar materiais e informações extras.

Por fim, você pode adicionar fotos do grupo, clicando na última aba chamada “Galeria”, a partir do botão “Adicionar linha”. Com isso, você pode criar álbuns de fotos e adicionar título para eles. Depois disso, é só revisar as informações preenchidas e  clicar em “Publicar”.

 

Pronto! Seguindo esse tutorial, seu Grupo de Pesquisa ou Estudos já está pronto para ser publicado.

Adicionando gestores ao Grupo de Pesquisa/Estudos

Os Grupos de Pesquisa e Estudos apresentam a funcionalidade de ter gestores que podem apenas editar a página do grupo. Para isto, é importante que a pessoa que for gerir a página do grupo tenha tentado acessar o painel administrativo do sitio para que seja possível fazer o vínculo do usuário.

No canto direito da tela, irá aparecer a opção para vincular o usuário. Nela, basta colocar o nome da pessoa e vincular. Após isso, e clicando no botão de “Atualizar a página”, o usuário cadastrado terá acesso ao painel administrativo para continuar a editar a página do Grupo de Pesquisa/Estudos.

 

Utilidades das páginas de curso

Quanto existir pelo menos um Grupo de Pesquisa/Estudo cadastrado, o sítio irá apresentar automaticamente o item “Grupos de Pesquisa/Estudos” na barra de “Utilidades do sítio” do curso.

Grupos de pesquisa no site da UFSM

Todas as páginas dos Grupos de Pesquisa e Estudos da UFSM serão listados no sitio principal da UFSM. O link https://www.ufsm.br/grupos apresenta a listagem completa.

 

Exemplo de Página de Grupo


Publicações Recentes